Novo Mini Countryman JCW tem 300 cv

Mini Countryman JCW

Além de contar com um motor a combustão mais potente, o SUV traz um modo de condução “Go-Kart”.

A Mini apresentou o novo Countryman John Cooper Works. Apesar de há alguns meses ter sido apresentada uma inédita variante elétrica do SUV (com 313 cv), o novo JCW mantem os préstimos de um motor a combustão. Mais concretamente, o novo modelo desportivo, cujas primeiras entregas deverão arrancar no início do próximo ano, inclui uma versão atualizada do bloco 2.0 de quatro cilindros turbo a chegar aos 300 cv, em vez dos 306 cv do antecessor. Isto na versão europeia, porque nos EUA o novo modelo chega aos 312 cv. A potência é distribuído em ambos os eixos através de uma caixa automática de oito velocidades. O novo Countryman JCW, potencial concorrente do VW T-Roc R ou do Cupra Ateca, tem no fundo um “set-up” similar ao do “irmão” BMW X2 M35i. Esta configuração permite acelerações de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos – o que contribui para que seja mais rápido do que o Countryman elétrico -, além de uma velocidade máxima de 250 km/h.

Esteticamente, o SUV conta com uma frente reconfigurada, com a grelha a receber um tratamento em preto brilhante, assinatura luminosa em LED específica JCW, além de um para-choques mais fundo com elementos verticais em vermelho junto às entradas de ar. Nota para as pinças dos travões, capas dos espelhos, tejadilho e pilares C com o habitual vermelho Chili Red da JCW. Atrás, realce para o novo grafismo dos farolins verticais, para-choques com difusor central e duas ponteiras de escape em preto redondas de cada lado. Este modelo dispõe ainda de jantes de 19 polegadas específicas vindas de fábrica (com opção de 20”). Este Countryman é, lembre-se, maior que o antecessor: com 4433 mm de comprimento (mais 120 mm) e 1843 mm de largura (mais 22 mm). Neste modelo os pneus também são mais largos, com 245 mm. Apesar disso, o coeficiente aerodinâmico melhorou face ao antecessor, com um valor de 0,26.

Por dentro, o novo “maxi Mini” JCW conta com um volante desportivo e bancos desportivos, além das habituais decorações em preto e vermelho. Ao centro pontifica um novo ecrã tátil circular, semelhante ao dos outros novos Mini.

Outra das novidades deste SUV “apimentado” é a suspensão com afinação mais rígida, para tornar as curvas mais divertidas e obter maior estabilidade comparativamente com a restante gama. Tal como sucede com o novo Mini Cooper hatchback, o Countryman dispõe de vários modos de condução à escolha, cada um com som, caraterísticas e grafismo distintos. A grande novidade no JCW é, no entanto, o modo “Go-Kart” que proporciona uma experiência mais desportiva, sendo possível ouvir uma banda sonora do motor a condizer.

Deixe um comentário

*