Modelo de luxo de seis lugares e tração traseira traz grelha iluminada, portas deslizantes e um “home cinema”.
A Volvo revelou o seu primeiro monovolume, o EM90. Este modelo elétrico de luxo, que partilha a sua base com o Zeekr 009, conta com portas deslizantes em ambos os lados. Comparativamente com o “irmão” chinês, o Volvo dispõe de uma frente redesenhada, além de jantes otimizadas aerodinamicamente que podem ser de medida 19 ou 20 polegadas. Adota ainda uma grelha iluminada e novos faróis, na mesma linha do SUV elétrico EX90. Na traseira, o MPV conta com novos farolins, que se prolongam até aos pilares, ao estilo do que é habitual na marca sueca.
O EM90 tem capacidade para seis ocupantes, distribuídos por três filas de bancos. Ao meio há duas poltronas deslizantes para a frente e para trás, com ventilação. Vindo do teto, há um ecrã de 15,6 polegadas. Aliás, as filas posteriores podem transformar-se numa sola de reuniões, num quarto ou num “home cinema”, bastando para isso um comando por voz para adaptar os vidros, bancos, ecrãs, iluminação e ar condicionado para o efeito. No tablier há outro ecrã tátil com 15,4 polegadas que permite aceder ao infotainment e à maior parte das funções do carro. Este surge acompanhado de um painel de instrumentos digital. Nota ainda para o sistema de som Bowers & Wilkins com 21 altifalantes.
O EM90 tem um motor elétrico traseiro com 268 cv/200 kW e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. A bateria de 116 kWh de capacidade tem autonomia até 738 km (no ciclo CLTC), podendo ser carregada de 10 a 80% em menos de meia-hora. Esta minivan tem 5206 mm de comprimento, 2024 mm de largura, 1859 mm de altura e 3205 mm de distância entre eixos, além de 2763 km de peso.
Este modelo já se encontra em pré-encomenda na China, onde concorrerá com o Lexus LM, o Mercedes-Benz Classe V, entre outros. Mais tarde, deverá ser lançada noutros mercados.