Concorrente do Tesla Model X será lançado no final de 2024.
A Lucid apresentou o seu primeiro SUV, o Gravity. Este modelo elétrico de luxo promete mais de 644 km de autonomia e chegará ao mercado norte-americano no final do próximo ano com um preço base abaixo dos 74 mil euros. Este SUV com capacidade para sete ocupantes tem espaço até 3171 litros, com o rebatimento das duas filas posteriores. Além disso, o Gravity tem uma carga útil superior a 800 kg e está apto a rebocar mais de 2720 kg. Sem qualquer tipo de atrelado, o SUV anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos – valores dignos de um desportivo. Isso é possível graças a uma nova plataforma que conta com uma arquitetura elétrica de 900V. A bateria é, segundo o fabricante, mais pequena, mais leve e mais sustentável, sendo possível carregar 322 km de autonomia em sensivelmente 15 minutos. Esta é a responsável por alimentar os motores elétricos produzidos pela própria marca – que prometem valores de referência em termos de densidade energética. O Gravity vem ainda munido, em opção, de uma suspensão pneumática chamada Zero Gravity. Este sobe e desce automaticamente de acordo com as diferentes necessidades. No entanto, há também a possibilidade de regulação manual da mesma.
O interior é descrito como o Lucid Spaces, que com o toque num ecrã tátil transforma-se num oásis no qual o condutor pode ser transportado figurativamente para o Lago Tahoe ou para Joshua Tree. Para o efeito, projeta cenários nos vários ecrãs espalhados pelo habitáculo, ajusta a luz e emite sons ambiente a condizer pelas colunas. Tal como sucede com o Air, o primeiro modelo da Lucid, o Gravity tem o tablier preenchido quase no totalidade por ecrãs, incluindo um painel de instrumentos com 34 polegadas. Por cima da consola central está o Pilot Panel, que permite controlar as configurações do carro e a climatização.
Por fora, o SUV concorrente do Tesla Model X segue as mesma linhas futuristas e ousadas do Air, tendo, aliás, a mesma frente e traseira, e os faróis afilados de formato similar.