Novo Porsche Panamera traz mais luxo e mais potência

Porsche Panamera

Além disso, a terceira geração conta com uma suspensão ativa inovadora.

A Porsche apresentou a terceira geração do Panamera, cujas primeiras unidades começarão a ser entregues em março. A nova geração do modelo de quatro portas conta com motores mais potentes, sendo possível escolher entre quatro opções E-Hybrid. Entre elas consta o Turbo E-Hybrid que conjuga um novo V8 4.0 biturbo e um motor elétrico alimentado por uma bateria de 25,9 kWh de capacidade (a garantir um alcance EV até 91 km). Ao todo, esta versão debita 680 cv e 930 Nm enviados para as quatro rodas por via de uma caixa de dupla embraiagem PDK de oito velocidades. Anuncia 0-100 km/h em 3,2 segundos e uma velocidade máxima de 315 km/h. O preço desta versão começa nos 206.824 euros. Já o Panamera e o Panamera 4 recebem um V6 2.9 turbo mais potente debaixo do capot, com 354 cv e 500 Nm – um aumento de 24 cv e 50 Nm, respetivamente. O V6 acelera 0-100 km em 5,3 segundos e atinge um máximo de 272 km/h. Já a versão de tração integral cumpre a tarefa em 5 segundos e tem um pico de 270 km/h. Os preços desta dupla arrancam nos 134.341 e nos 141.118 euros, respetivamente.

De série, o Panamera traz uma suspensão pneumática de duas válvulas e de duas câmaras com sistema Active Suspension Management. Em opção nos E-Hybrid há uma nova Active Ride que mantem a carroçaria plana e compensa ainda mais os movimentos em curva – permitindo curvar como um motociclo. Quando a porta se abre, a suspensão eleva-se em 5,5 cm, para facilitar o acesso ao interior. O eixo traseiro direcional é também opcional.

A nível estético, destaque para as entradas de ar adicionais junto à placa de matrícula, novas linhas nas janelas e a inclusão de faróis LED Matrix Design de série. O Turbo E-Hybrid distingue-se pela dianteira e difusor traseiro específicos, além das ponteiras de escape em bronze escuro. Este inclui ainda lâminas laterais e contornos dos vidros em Turbonite, além de incluir a designação Turbo atrás. Por dentro utiliza a mesma cor no painel de instrumentos.

No interior, há uma aposta reforçada no luxo. A consola central foi redesenhada, com o punho da caixa a ser colocado no lado direito do volante (ao estilo do Taycan). Está também disponível opcionalmente um painel de instrumentos de 10,9 polegadas, que projeta informação sobre o carro, o infotainment e streaming de vídeos. O ecrã central é novo e tem 12,6 polegadas.

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