Porsche 911 com eixos de portal bate recorde em altitude

Porsche 911 bate recorde em altitude

Versão modificada de um Carrera 4S com caixa manual “escalou” até aos 6734 metros de altura.

A Porsche levou um 911 992 modificado até 6734 metros acima do nível do mar, o que consiste num novo recorde do Guinness. O local eleito foi o vulcão Ojos del Salado, no Chile. O modelo utilizado foi um Carrera 4S com eixos de portal que lhe permite uma altura ao solo de 350 mm. Esta versão “aventureira”, com proteção na zona inferior da carroçaria em fibra de Aramid, foi conduzida por Romain Dumas (vencedor por três ocasiões das 24 Horas de Le Mans).

O 911 “radical” vem equipado com duas bacquets em fibra de carbono, com cinto de segurança de cinco apoios. A isso junta uma caixa manual de sete velocidades recalibrada, com relações mais curtas, para facilitar a aceleração e controlar melhor o carro a velocidades mais baixas. Adotou ainda uma direção “steer-by-wire”, que lhe permite maior precisão fora de estrada. Para esta viagem, o carro utilizou combustível sintético renovável produzido a partir de água e dióxido de carbono. O motor utilizado foi um 3.0 de seis cilindros boxer a debitar 443 cv, acoplado a uma caixa manual.

Para conseguir bater este recorde – que pertencia desde 2020 a uma dupla de Unimog, que chegaram a 6694 m -, foram necessárias duas semanas de habituação à altitude, onde além das baixas temperaturas, o ar é rarefeito. Como tal, a Porsche levou dois médicos na comitiva que se deslocou para este zona remota.

Deixe um comentário

*