Novo Morgan Three-Wheeler elétrico pesa 700 kg

Morgan XP-1

Feito com base no Super 3, o XP-1 promete até 241 km de autonomia.

Depois do sucesso da variante elétrica da geração anterior (descontinuada em 2018), a Morgan resolveu seguir uma fórmula semelhante no novo Super 3. Esta nova derivação “zero emissões” do modelo de três rodas, para já ainda em fase de protótipo, chama-se XP-1 (acrónimo de eXperimental Prototype 1) e, apesar da instalação de uma bateria de um motor elétrico, manteve o peso baixo. Este modelo, conta, primeiro que tudo, com o primeiro motor desenvolvido de raiz pela marca britânica. Instalado no túnel da transmissão já existente, este bloco tem 134 cv/100 kW e surge alimentado por uma bateria de 33 kWh de capacidade que foi instalada debaixo do capot – onde normalmente surge o motor a gasolina de origem Ford no Super 3. Totalmente carregada, a bateria permite um alcance até 241 km. A bateria permite carregamentos rápidos e é bidirecional.

Este XP-1 tem um total de 700 kg, o que faz com que seja apenas 60 kg mais pesado face ao Super 3. Graças a um conjunto de modificações na parte inferior da carroçaria, na dianteira e nas jantes, coeficiente aerodinâmico caiu um terço: de 0,65 para 0,42. O XP-1 possui quatro modos de condução. O modelo elétrico dispõe de amortecedores ajustáveis da Nitron e de molas modificadas.

À Autocar, o responsável técnico da Morgan, Matt Hole, disse que este XP-1 será mais caro que o Super 3. Os testes em estrada começarão nos próximos 18 a 24 meses.

Deixe um comentário

*