BMW Z4 ganhará caixa manual em 2024

BMW Z4 M40i

Versão M40i do roadster germânico seguirá a mesma receita do “irmão” Toyota GR Supra.

A BMW vai disponibilizar uma opção (de produção limitada) de caixa manual de seis velocidades no Z4 no primeiro trimestre de 2024 – altura em que o roadster será alvo de um ligeiro facelift ao modelo lançado em 2019. Este M40i com três pedais foi desenvolvida sobretudo para o mercado norte-americano e, segundo adianta o BMW Blog, passará a ter 382 cv (mais 42 cv debitados do motor 3.0 de seis cilindros turbo B58 utilizado na versão com caixa automática de oito relações de origem ZF – a única atualmente disponível).

O roadster germânico segue assim o rumo que o “primo” coupé Toyota GR Supra tomou no ano passado. O punho da caixa a utilizar neste Z4 manual será mais curto e diferenciado de qualquer outra utilizada pela marca de Munique em todo o seu catálogo. Contudo, a caixa manual que a BMW adotará no Z4 será a mesma do M2 e não da Toyota. Para já, não se sabe se a opção manual estará disponível em toda a gama Z4 ou apenas na versão de topo M40i.

A renovação da gama Z4 incluirá, além da nova opção de caixa manual, um novo eixo traseiro que será herdado do M240i, com a inclusão de diferencial reconfigurado. A isso juntará novos reforços na barra anti-aproximação dianteira, assim como uma nova afinação dos amortecedores adaptativos (por causa da nova dimensão das jantes).

Dados de 2023 publicados pela Jato Dynamics apontam para apenas 5448 unidades vendidas do Z4 na Europa até ao momento.

Deixe um comentário

*