Red Bull F1 mostra como fazer “pit stop” às escuras

Red Bull Racing Blind Pitstop

Equipa com 22 elementos conseguiu mudar os pneus em 2,84 segundos.

A Red Bull Racing decidiu fazer algo de inédito: um “pit stop” às escuras. A equipa campeã do mundo Fórmula 1 juntou 22 elementos da sua equipa para tarefa que foi cumprida à 10ª tentativa, com um tempo de 2,84 segundos – cumprindo o objetivo baixar dos 3 segundos. O momento foi registado em vídeo por 27 câmaras. Este exercício serve para mostrar que o grau elevado de intuição, a memória muscular e tátil da equipa de mecânicos responsável pela troca de pneus do carro de F1. No entanto, para evitar o caos total nesta operação, nem toda a equipa estava à cegas. O piloto e dois elementos da equipa (um à frente e outro atrás do carro) responsáveis pelos macacos hidráulicos tinham óculos de visão noturna para garantir que a posição do encaixe dos mesmos era a ideal antes de as luzes serem desligadas.

Este tempo ficou a apenas cerca de um segundo do recorde absoluto do “pit stop” mais rápido de sempre, que também pertence à Red Bull – registado em 2019 no Grande Prémio de São Paulo, com o tempo de 1,82 segundos.

Não é a primeira vez que a Red Bull Racing faz uma tentativa (bem-sucedida, por sinal) de fazer um “pit stop” fora da caixa. Em 2019, a equipa realizou uma troca de pneus em “gravidade zero”.

Deixe um comentário

*