Crossover elétrico de luxo tem um sistema elétrico de 900V e quase 700 cv.
A Nio revelou a sua nova referência de luxo: o ET9. Este potencial concorrente de propostas da Mercedes-Maybach é um crossover de formato coupé 100% elétrico que começará por estar à venda na China a partir do início de 2025. Segundo a marca chinesa, este modelo equipado com um sistema de dois motores, um por eixo (o que lhe confere tração integral), estabelecerá uma nova bitola no que diz respeito a eficiência, luxo, espaço e segurança em modelos elétricos. Aliás, este é o não só modelo mais avançado de sempre da Nio, como também é o mais caro – tendo um preço a arrancar nos 102 mil euros.
Feito com base numa versão alongada da plataforma utilizada no ET3, o ET9 tem 5300 mm de comprimento, 2016 mm de largura e 1620 mm de altura – ou seja, 199 mm mais comprido, 29 mm mais largo e 115 mm mais alto que o ET7, uma berlina lançada em 2022. A distância entre eixos é de 3250 mm, mais 190 mm que o ET7. Em termos visuais, o ET9 é uma mistura entre uma berlina e um SUV, contando com 200 mm de altura ao solo e jantes de 23 polegadas.
Por dentro, pode assumir uma configuração de quatro lugares ou 2+2. Os lugares posteriores foram desenvolvido especificamente para este ET9, tendo bancos com 18 níveis de ajustamento elétrico e com função que permite reclinar até 45 graus. Alia a isso dois ecrãs OLED de 14,5 polegadas presos às costas dos bancos da frente. A contribuir para uma experiência de luxo a bordo está ainda um teto panorâmico em vidro, mesas tipo avião, um minibar com 10 litros de capacidade e sete cortinas elétricas.
Este ET9 conta com um novo sistema elétrico de 900V que permite carregar até 600 kW, o suficiente para obter o equivalente a 260 km de alcance em cinco minutos de “encosto” na tomada. Segundo a Nio, esta arquitetura possibilitou utilizar motores elétricos mais pequenos e menos potentes comparativamente com o ET7 (dotado de um sistema de 800V). A dupla de motores em questão é igualmente nova, com a unidade colocada o eixo posterior a ser capaz de operar até 20.000 rpm e de debitar até 340 kW/456 cv. Já o da frente fica-se pelos 180 kW/241 cv. O conjunto entrega um total 520 kW/697 cv. A alimentar estes motores encontra-se uma bateria de iões de lítio com 120 kWh de capacidade, com novas células cilíndricas e maior densidade energética. A Nio dotou também o ET9 de um novo chassis com sistema totalmente “by-wire”, o que significa que o acelerador, a caixa de velocidades, direção, suspensão e travões operam totalmente de forma elétrica, sem qualquer ligação mecânica. Por falar em suspensão, esta chama-se SkyRide é totalmente ativa, permitindo um controlo individual de cada roda e quatro rodas direcionais.