Modelo à escala 1:8 feito pela Amalgam demorou 350 horas a ser construído.
Sem qualquer tipo de eletrificação e com uma componente aerodinâmica evoluída, o 296 GT3 é o modelo de competição em que a Ferrari utilizou um motor V6. Feito com base no 296 GTB, este carro está disponível para profissionais e para gentlemen drivers. Agora, a tempo do Natal, os especialistas da Amalgam Collection criaram uma versão à escala 1:8 deste carro de pista, como é habitual com muita atenção aos detalhes.
Entre o desenvolvimento e a construção, implicou ao todo 3300 horas. No processo houve recurso a impressão 3D, o trabalho manual com dezenas de padrões e a produção de vários moldes antes da fase de protótipo. No entanto, cada exemplar desta miniatura com cerca de meio metro de comprimento necessitou de sensivelmente 350 horas para ser construído. O cockpit conta com um volante tipo manettino, com uma consola cheia de botões, cintos de segurança de competição costurados individualmente e um ecrã da Bosch.
Este projeto foi desenvolvido em colaboração com a Ferrari, que forneceu os dados de CAD, códigos das cores e especificações dos materiais do carro original. Outros detalhes incluem os pneus Pirelli P-Zero, a tampa do depósito de combustível Stäubli, a caixa de velocidades em magnésio e o motor V6 2.9 biturbo com assinatura Ferrari em vermelho.
O preço deste modelo à escala é de 16 mil euros – uma pechincha tendo em conta que o original arranca nos 544 mil euros. Limitado a 199 unidades, este “mini” Ferrari vem de série na cor Rosso Corso, mas pode ser personalizado por dentro e por fora ao gosto do cliente, em troca de 21.330 euros.