Ferrari 296 GT3 já aquece para Le Mans

Ferrari 296 GT3

Substituto do 488 de corridas estrear-se-á nas 24 Horas de Daytona.

A Ferrari mostrou o 296 GT3, o sucessor do 488 GT3. Como seria de esperar, o motor do GT3 prescinde do elemento elétrico do 296 GTB. Estamos a falar, neste caso, de um V6 a 120 graus a debitar 600 cv, que utiliza elementos do novo modelo de estrada, com suportes do motor e coletor de admissão integrados na cabeça dos cilindros para reduzir o tamanho e o peso, comparativamente com o V8 do 488. Os engenheiros da Ferrari também afinaram a dinâmica dos fluídos internos do motor e os componentes específicos, com o objetivo de melhorar a performance, mas também a capacidade de condução em corridas de Sprint e de Endurance. O baixo consumo e a fiabilidade também foram elementos tidos em conta, juntamente com a facilidade em efetuar intervenções no carro. Exemplo disso, é o alternador que agora está ligado à caixa de velocidades, que reduz o tamanho e aumenta a rigidez da unidade.

A caixa de velocidades foi desenvolvida especificamente pela Xtrac, recorrendo a um revestimento em magnésio e a um tamanho compacto. Esta caixa de seis velocidades de acionamento elétrico e relações colocadas transversalmente tem vantagens aerodinâmicas na traseira do carro e na distribuição de pesos. A embraiagem é de um disco único, igualmente com atuação elétrica e com patilhas no volante.

O 296 GT3 produz mais 20% de downforce face ao antecessor, além de ser mais estável, produzir menos efeito de arrasto e aumentar o potencial de escorregamento. O chassis em alumínio é totalmente novo e permitiu ter um carro com apenas 1250 kg. Este fator permite melhorar o comportamento e reduzir o desgaste dos pneus. A distância entre eixos foi aumentada para 2660 mm e a suspensão é totalmente nova, com os dois eixos de configuração de triângulos sobrepostos a proporcionarem melhor aderência. Todo o set-up também foi desenhado de forma a facilitar a mudança de peças. O sistema de travagem foi modificado, trazendo novas pinças e discos de 400 mm à frente. As jantes forjadas da Rotiform são específicas para este carro.

O novo carro tem estreia agendada para janeiro nas 24 Horas de Daytona, nos EUA. Além disso, irá correr na classe de GT das 24H de Le Mans.

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