Primeiro elétrico russo Avtotor Amber chegará em 2025

Amber EV

Modelo feito em conjunto com o Instituto Politécnico de Moscovo pretende contrariar a ofensiva chinesa de propostas “zero emissões”.

O modelo que vê nas imagens é o Amber EV, um protótipo feito pelo construtor Avtotor e o Instituto Politécnico de Moscovo. Aquele que será o primeiro carro elétrico russo só chegará ao mercado em 2025, tendo como principal objetivo combater a ofensiva de carros “zero emissões” vindos da China. A seu favor terá um preço competitivo. Este modelo tem a particularidade de ter a plataforma bem como todos os seus componentes feitos em solo russo. Aliás, especula-se que o modelo tal como foi agora apresentado resulta de uma “colagem” de vários componentes que estavam em “stock” oriundos de diferentes viaturas. Aparentemente, a estética do Amber poderá vir a mudar até à versão final, ficando desde já a promessa que será similar à do Mini. As caraterísticas técnicas do modelo serão reveladas proximamente. Para 2024 está previsto o início do teste dos primeiros protótipos em estrada.

Além do Amber EV, a Avtotor prevê lançar mais dois modelos elétricos compactos de baixo preço: uma versão mais orientada para a família e outra destinada a pessoas com mobilidade reduzida.

Este projeto pretende mostrar que, independentemente do seu envolvimento numa guerra e das consequentes sanções internacionais, a indústria russa é capaz de produzir um carro. Antes da guerra com a Ucrânia, a fábrica da Avtotor produzia modelos da BMW, Hyundai e Kia – a um ritmo de 15 mil unidades por ano.

Deixe um comentário

*