Toyota GR Yaris Rally2 estreará no Rali de Monte Carlo

Toyota GR Yaris Rally2

Nova versão de competição do “pocket rocket” já foi homologada e passa a estar ao alcance de equipas privadas.

O GR Yaris Rally1 tem sido um sido um modelo de sucesso para a Toyota nos últimos anos e os cinco títulos consecutivos da Gazoo Racing no WRC são prova dessa hegemonia. Agora, além da equipa de fábrica que disputa a categoria principal, do programa passa a figurar o GR Yaris Rally2 homologado pela FIA – o que significa que além de poder medir forças com propostas similares da Skoda e da Citroën, poderá também ser utilizado por equipas privadas.

Este modelo tem 1230 kg, um motor de 1620 cc a debitar 300 cv, acrescentando a isso uma suspensão específica. O regulamento obriga ainda a um restritor de ar de 32 mm, com a potência a ser distribuída pelas quatro rodas através de uma caixa sequencial de cinco velocidades, com a ajuda de diferenciais autoblocantes com especificação de competição. Visualmente, o Rally 2 vai buscar muitos dos elementos do Rally1, com destaque para a frente agressiva com arcos das rodas pronunciados.

Apesar de já ter feito a sua primeira aparição no Rali do Japão de 2022, o GR Yaris Rally2 só agora foi homologado para poder competir. Pelo caminho foi sujeito a 15 mil km de testes e contou no processo de desenvolvimento com a colaboração de Jari-Matti Latvala. Fará a sua estreia no Rali de Monte Carlo, que realizar-se-á de 25 a 28 de janeiro. Ao volante estarão os jovens Hikaru Kogure, Yuki Yamamoto, Sami Pajari e o experiente Bryan Bouffier.

Deixe um comentário

*