Toyota inspira-se nos ralis para edições especiais do GR Yaris

Toyota GR Yaris Sebastien Ogier e Kalle Rovanpera

Rovanpera Editon e Ogier Edition recebem decoração específica e modos de condução específicos.

A Toyota anunciou duas edições especiais do GR Yaris, dedicadas a dois importantes nomes do WRC. Inspiradas nos concept cars com os mesmos nomes apresentados no ano passado, a Rovanpera Edition e a Ogier Edition têm a aliciante de irem para além das habituais mudanças estéticas.

A Rovanpera traz um carro em branco, vermelho e preto, tendo em complemento um spoiler traseiro em plástico reforçado a fibra de carbono igual ao do GRMN Yaris, um volante pespontado com as cores da bandeira finlandesa (país de origem do piloto) e uma decoração na dianteira alusiva aos dois campeonatos consecutivos conquistados em 2022 e 23. A isso junta dois modos de condução específicos. Assim, em vez do Gravel e do Track surgem os modos Donut, que assegura o controlo do deslizamento durante o “drift” com a ajuda de novos diferenciais, e Kalle, que permite deixar fugir a traseira numa curva e utilizar o acelerador ao sair da mesma.

Por sua vez, a Ogier Edition traz uma cor exterior Matte Stealth Grey. Outra diferença é que em vez do modo Donut traz o modo Morizo, que valoriza a tração e a performance em curva. A isso junta um modo Seb, que possibilita melhorar os tempos por volta graças a uma força motriz que privilegia as rodas traseiras. A edição dedicada a Ogier conta igualmente com pespontos no volante, embora com as cores da bandeira francesa.

Ambas as edições contam com decorações Gazoo Racing, jantes BBS de 18 polegadas em alumínio, pinças de travão em azul, logótipos específicos e menus próprios, além de incluírem um modo de condução Normal.

O motor por sua vez não recebeu nenhuma modificação, mantendo-se o 1.6 de quatro cilindros turbo a gasolina com 303 cv.

Esta dupla de edições especiais do GR Yaris é, para já, limitada a 100 unidades cada, especificamente alocadas ao mercado japonês – com os interessados a serem sorteados. Contudo, a Toyota já confirmou que estas edições de produção limitada virão ainda este ano também para a Europa.

Deixe um comentário

*