Marca “irmã” da MG prepara entrada na Europa

IM L7

Pertencente ao grupo chinês SAIC, a IM Motors chegará ao “Velho Continente” em 2026 com modelos elétrico premium.

A IM Motors poderá chegar à Europa em 2026. Trata-se de uma marca fundada em 2020 e pertencente ao grupo chinês SAIC, o mesmo dono da MG. Segundo a Autocar, este produtor dedicado a carros elétricos premium pretende chegar ao “Velho Continente” para concorrer, entre outros, com a Tesla e a BYD. O plano poderá passar por instalar primeiro a marca IM Motors no Reino Unido e depois na Europa continental. Aliás, para materializar esta ofensiva europeia a SAIC poderá mesmo construir uma fábrica no Reino Unido. Esta possível aposta poderá surgir embalada pelo sucesso comercial que a MG está conseguir sobretudo no sul da Europa – em Espanha, por exemplo, o SUV ZS foi modelo mais vendido no passado mês de dezembro. A própria MG tem no seu portefólio alguns modelos que têm vindo a desbravar terreno, como é o caso do MG4 Electric, um SUV compacto lançado no ano passado que já consta no ranking dos mais vendidos do seu segmento na Europa.

A IM Motors nasceu da aliança entre a SAIC com o gigante do comércio eletrónico Alibaba e a Zhangjiang Hi-Tech, uma empresa especialista em Pesquisa e Desenvolvimento. O seu primeiro modelo de produção em série foi a berlina IM L7 (na imagem), lançada em 2021, equipada com o último grito no que diz respeito a sistemas conectividade, condução autónoma e propulsão elétrica. A berlina tem uma bateria de 93 kWh que permite percorrer até 615 km, carregando por indução até 11 kW. Seguiu-se no final de 2022 o IM LS7, um SUV elétrico de cinco lugares, rival do Tesla Model X, que promete mais de 550 km de alcance graças a uma bateria de 100 kWh de capacidade. Atenta a outro tipo de segmentos, a marca avançou propõe ainda o modelo de acesso IM LS6, um SUV do segmento D, para medir forças com o Tesla Model Y. Este modelo tem um aproximado de 37.500 euros na China.

A juntar a isso, a IM foi notícia devido a um acordo assinado com a Audi que permitirá à marca chinesa aceder à plataforma de carros elétricos da marca alemã para modelos a lançar na China.

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