Pedido de entrada da Andretti Cadillac na F1 foi rejeitado

Carro da Andretti F1 em túnel de vento

Organização acredita que, para já, a equipa “não acrescenta valor à competição”. Contudo, a porta ficou aberta para uma nova candidatura em 2028.

Há sensivelmente um ano a General Motors começou a preparar a sua candidatura para entrar pela primeira vez na Fórmula 1. Contudo, a organização (FOM) rejeitou o pedido da Andretti Cadillac na competição em 2025 alegando que a equipa “não acrescenta valor à competição”. Em comunicado, a entidade organizadora diz que a entrada de uma 11ª equipa na grelha teria “efeitos negativos do ponto de visa financeiro, colocando mais pressão em cima dos promotores e nas outras equipas”.

Apesar disso, a organização da Fórmula 1 diz que esta candidatura continua válida para a próxima vaga, em 2028.

Esta decisão surge três meses depois de a FIA ter dado “luz verde” à equipa – após um período de análise que demorou sete meses.

Aliás, nos últimos meses a Andretti Cadillac tem continuado o processo de desenvolvimento do carro – tal como mostra a imagem em túnel de vento publicada esta semana.

A equipa norte-americana já respondeu, dizendo que não concorda com a decisão da FOM e que continuará a desenvolver o carro e a unidade motriz. A principal diferença é que para 2028, a Andretti já poderá desenvolver a sua própria unidade motriz, em vez de a comprar externamente.

Deixe um comentário

*