Cadillac prestes a entrar na Fórmula 1

Cadillac e Andretti na F1

Marca norte-americana formará equipa com a ajuda da Andretti Motorsport.

A General Motors (GM) anunciou que vai entrar na Fórmula 1 nos próximos anos com a marca Cadillac, tendo como parceira a Andretti Motorsport. O resultado desta parceria receberá a designação Andretti Cadillac. Esta será a primeira vez que a GM correrá na F1.

O quartel-general da marca será nos EUA, com escritórios previstos para inaugurar no Indiana em 2025, tendo umas instalações para apoio suplementar no Reino Unido, em local a anunciar. Para já, ainda não foram divulgadas datas para a entrada na competição. O anuncio da pretensão da GM entrar na F1 surge numa altura em que a esta competição recebe cada vez maior popularidade nos “states” – território onde em 2023 terá grandes prémios em Austin, Miami e Las Vegas. Neste momento, já existe uma equipa americana na F1, a Haas. A Andretti e a Cadillac querem que pelo menos um dos seus pilotos seja americano. Para entrar na F1, a recém-formada equipa terá de pagar 190 milhões de euros de taxa de inscrição.

A Andretti Cadillac utilizará um motor fornecido por terceiros, embora o apoio técnico seja feito em casa pelos dois gigantes americanos, que já colaboraram na edição de 2012 da Indycar Series, com o título de campeão individual e de construtores.

A entrada da Cadillac na F1 não terá implicações no envolvimento do construtor em competições de resistência. Desde 2017 que a Cadillac corre no IMSA e ainda este ano entrará no WEC com um V-LMDh.

Esta investida da GM na F1 coincide com a intensão do construtor em regressar ao mercado europeu, de onde saiu desde a quebra da parceria com a Opel/Vauxhall em 2017. A GM quer dedicar-se em exclusivo nos próximos anos à produção de carros elétricos.

Deixe um comentário

*