Aston Martin revela atualizado Vantage GT3

Aston Martin Vantage GT3

Renovado modelo de competição gera mais “downforce” e promete um comportamento aprimorado.

A Aston Martin já tinha levado o renovado Vantage GT3 à edição deste ano das 24 Horas de Daytona (realizada há duas semanas), mas agora resolveu fazer uma apresentação formal – acompanhando assim a revelação do modelo de estrada. Assim, a marca britânica promoveu mudanças substanciais neste carro de corridas de resistência, incluindo um arco de segurança aparafusado no chassis e painéis de carroçaria em fibra de carbono. O motor é o mesmo V8 4.0 de origem Mercedes-AMG do modelo de estrada, embora sujeito ao “balance of performance”, o que o restringe a um débito de potência entre 500 e 600 cv. Tem 1265 kg. Até ao final do ano, a Aston Martin espera ter cerca de 30 unidades deste GT3 a correr.

De acordo com o fabricante, foram operadas mudanças ao nível do comportamento, tendo por base o “feedback” dos pilotos que ajudaram no processo de desenvolvimento. Para o efeito foi reconfigurada a suspensão traseira – uma vez que o carro tinha tendência a “mergulhar” demasiado em situações de travagens a fundo -, visando um comportamento mais progressivo e obter maior estabilidade em todas as situações. Graças a tudo isso, o novo modelo promete igualmente um funcionamento mais frugal dos pneus. A isso junta um kit aerodinâmico que lhe permite ter maior capacidade para gerar “downforce”, recorrendo a uma grelha mais larga e entradas de ar mais diretas para os travões. Além disso, o nariz – uma concha de peça única fabricada inteiramente em fibra de carbono – apresenta um separador mais curto, que desloca o centro de pressão para trás para reduzir a sensibilidade à inclinação e melhorar a estabilidade. Os recortes sobre os arcos das rodas dianteiras e traseiras permitem a saída de ar de alta pressão, reduzindo a elevação e tornando o Vantage mais divertido. Entretanto, a suspensão foi fortemente revista, com braços sobrepostos à frente e atrás, barras estabilizadoras ajustáveis e amortecedores com cinco níveis de ajustamento. Os travões Alcon têm pinças de seis pistões à frente e de quatro pistões atrás, ambas agarradas a discos ventilados. De série, inclui uma caixa de seis velocidades da Xtrac, um diferencial autoblocante mecânico, controlo de tração, um veio de transmissão em fibra de carbono e sistema de escape Akrapovic.

O novo GT3 correrá no IMSA, no WEC, no ELMS e na NLS.

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