A juntar ao significativo aumento de potência, o grand turismo beneficia de alterações importantes ao nível do chassis.
A Aston Martin produz o Vantage há 74 anos. A geração atual do GT foi agora renovada ao cabo de seis anos de mercado e a sua principal novidade é o substancial aumento de potência do motor V8 4.0 de origem Mercedes-AMG, que agora debita 666 cv e 800 Nm – mais 156 cv e 115 Nm do que antes -, valores que o colocam ao nível de um Porsche 911 Turbo S. Isso foi possível graças à utilização de novas árvores de cames, turbos maiores e uma taxa de compressão mais elevada. Ao todo, foram adicionados três novos permutadores de calor para gerir a temperatura do líquido de refrigeração e do ar da sobrealimentação. O radiador do óleo é também maior. O referido motor surge acoplado à já conhecida caixa automática de oito velocidades da ZF que envia a potência para as rodas traseiras através de um diferencial autoblocante eletrónico – cujo escalonamento permite acelerações mais rápidas, sem afetar a velocidade máxima atingida anteriormente. Assim, o novo modelo atinge 0-100 km/h em 3,4 segundos e um pico de 325 km/h.
A nível do chassis em alumínio, o renovado modelo adota uma construção mais flexível, com alterações ao nível da zona inferior da carroçaria que permitem maior rigidez torcional. A juntar a isso, reposicionou as travessas dianteiras, o que aumenta a rigidez da suspensão e melhora a sensibilidade da direção. E, segundo o fabricante, há um novo sistema de proteção do compartimento do motor que é também mais leve e mais rígido. A juntar a isso, traz a jogo novos amortecedores adaptativos Bilstein DTX. Outro “upgrade” são os novos pneus Michelin Pilot Sport S 5, específicos para este modelo, além de novas jantes de forjadas de 21 polegadas.
Há igualmente novidades a apontar do ponto de vista do software, com novos modos de gestão do controlo de tração, do launch control e nova afinação da direção eletrónica – visando maior performance e envolvimento na condução. A controlar o ímpeto do carro encontram-se uns travões com discos de 400 mm à frente com pinças de seis êmbolos, com discos de 360 mm atrás e pinças de quatro êmbolos. Em opção, é possível configurar travões carbocerâmicos, que poupam quase 27 kg na balança. O renovado Vantage é cerca de 30 mm mais largo e os painéis da carroçaria foram substancialmente modificados, incluindo uma grelha 38% maior e novos faróis em LED matrix reconfigurados.
Por dentro, o Vantage segue a mesma linha do DB12, trazendo uma nova disposição dos elementos, privilegiando a conectividade, refinamento e ergonomia. Destaque para o recurso pela primeira vez a um ecrã tátil com 10,25 polegadas que projeta um sistema de infotainment desenvolvido pela marca britânica, com acesso a mapas 3D, integração do smartphone, etc. Foram, no entanto, mantidos comandos físicos para a climatização, para o comando da caixa e modos de condução, além de botões para desligar o ESP, gerir a sonoridade do escape, o assistente de permanência na faixa e os sensores de estacionamento.
As entregas do renovado coupé arrancarão no segundo trimestre deste ano.