SUV será “irmão” do novo Porsche Macan elétrico.
A Audi confirmou que apresentará o Q6 E-Tron a 18 de março. Em jeito de teaser, a marca dos quatro anéis publicou a silhueta do SUV elétrico (que será uma espécie de versão “zero emissões” do novo Q5), sem revelar muito do seu aspeto final. Contudo, fotos espia recentes mostram um pouco mais do que será este “irmão” do Porsche Macan EV. Visualmente, contará com uma grelha fechada, ladeada por faróis repartidos (com oito assinaturas luminosas à escolha nas luzes diurnas) e entradas de ar de tamanho considerável. Realce para as formas curvas e musculadas, com uma linha de cintura subida, um tejadilho com uma terminação inclinada e uma distância entre eixos acima de média. A traseira combina um spoiler de grandes dimensões e farolins traseiros OLED de segunda geração.
O interior deste Q6 E-Tron já foi revelado há alguns meses, no Salão de Munique. Nele sobressai o painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas e o ecrã central de 14,5” a projetar um sistema Android Automotive. O “pendura” também tem direito, em opção, a ecrã de 10,9”. Realce igualmente para o HUD de realidade aumentada que projeta as direções da navegação e que assinala a distância de outra viatura até 200 metros à frente. Nota também para o sistema de som premium Bang & Olufsen com 22 altifalantes, para a barra luminosa interativa posicionada na parte superior do tablier na qual se encontra, por exemplo, o estado da carga da bateria. É possível optar por revestimentos em tecido reciclado Elastic Melange e decorações em alumínio escovado, bétula e “sweetgum”.
No que diz respeito aos motores, este modelo, que evolui a partir da base PPE, terá uma bateria de 100 kWh de capacidade, capaz de carregar a 270 kW numa tomada rápida, permitindo obter de 10 a 80% da carga em menos de meia hora. A bateria está ligada a um conjunto de dois motores, um por eixo, com um débito conjunto de 380 cv/280 kW. A autonomia WLTP é de até 600 km. Haverá ainda uma versão SQ6 E-Tron com 490 cv/360 kW, com uma função “overboost” que permitirá acelerações de 0 a 96 km/h em menos de 4,5 segundos.