Versão de produção do autor da volta recordista ao circuito de Nürburgring tem 1108 cv.
No início do ano, a Porsche bateu o recorde do carro elétrico dar a volta mais rápida a Nürburgring com um protótipo do Taycan. Pois bem, agora foi apresentada a versão de produção do referido carro chamada Taycan Turbo GT. No revelação do novo carro foi confirmado que o “super” elétrico bateu mais outro recorde, desta vez em Laguna Seca, em Monterey (na Califórnia) – com o tempo de 1 minuto e 27,87 segundos, obtido a 23 de fevereiro, com o piloto Lars Kern ao volante.
O novo modelo de referência na gama Taycan debita 815 kW/1108 cv (transformando-se no modelo de série mais potente da história da marca alemã), acrescentando a isso um conjunto de atualizações aerodinâmicas e ao nível do chassis, típicas dos GT da Porsche. Adiciona igualmente um pack Weissach que contribui para uma redução do peso, através da remoção da segunda fila de bancos (que são substituídos por uma estrutura em fibra de carbono). O Turbo GT recorre a uma versão atualizada do conjunto de dois motores utilizado no Turbo S. Para o efeito, os engenheiros incorporaram um novo motor elétrico traseiro controlado por um inversor mais potente e eficiente, utilizando carboneto de silício como material semicondutor. Adicionalmente, melhoraram o rácio da transmissão e a durabilidade da caixa de velocidades. Face a isso estamos perante um total de 789 cv, que com o “launch control” ativo chega aos 1033 cv ou atinge um pico de 1108 cv. A isso junta 1340 Nm de binário. Segundo a marca, o Turbo GT acelera de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 306 km/h, quando equipado com o pacote Weissach. Outra novidade é o Attack Mode, que permite um “overboost” de 163 cv durante 10 segundos (acionável através da patilha do lado direito do volante), ao estilo da Fórmula E.
Visualmente, o Turbo GT distingue-se pelo spoilter traseiro adaptativo com Gurney flap, complementado por um lábio com lâminas integradas, além de um difusor de tratamento semelhante. Em combinação com defletores de ar na parte inferior da carroçaria, este Turbo GT consegue gerar uma “downforce” com 220 kg, quando equipado com o pacote Weissach. Realce igualmente para os acabamentos em fibra de carbono nos pilares B, nas saias laterais e nas capas dos espelhos. Este modelo está disponível em seis cores, incluindo a nova Pale Blue metalizada e o Purple Sky metalizado (das fotos). Existe ainda o opção de personalizar o exterior com autocolantes ou com uma cor específica da Porsche Exclusive Manufaktur. De referir igualmente as novas jantes forjadas (mais leves) de 21 polegadas, acompanhadas de pneus mais apropriados para pista. As jantes permitem melhorar o arrefecimento dos travões carbocerâmicos com pinças em Victory Gold. A suspensão com afinação específica traz de série o sistema Active Ride.
Por dentro, a Porsche apostou em revestimentos Race-Tex e em couro com bancos Adaptive Sports Seat com 18 níveis de ajustamento e num volante GT Sports. Surge o logo Turbo GT nos encostos de cabeça e na consola central. Em opção, é possível ter um interior c em Volt Blue ou GT Silver, ou pespontos com efeito contrastante em diferentes tonalidades. O pack Weissach retira o relógio analógico, os tapetes e proteções do piso, além de algum material de insonorização. Há também apenas uma porta de carregamento de aberta manual do lado do passageiro da frente e materiais mais leves na bagageira. Novo é também o sistema Sound Package Plus que prescinde do sistema Bose Surround Sound para incorporar um vidro especial que isola do som e do calor. Estas medidas permitem que o Turbo GT seja 71 kg mais leve face ao Turbo S, melhorando a relação peso/potência.
As entregas do Taycan Turbo GT arrancarão no verão. Os preços começam nos 252.795 euros.