Pré-série da versão de topo “Turbo GT” foi 17 segundos mais rápida em Nürburgring.
A Porsche está a preparar uma nova versão de topo do Taycan, de nome a confirmar, que já tem como cartão de visita um novo recorde da volta mais rápida no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Uma versão pré-série deste modelo, que provavelmente assumirá o nome Turbo GT, conseguiu um tempo de 7 minutos e 07,55 segundos – tornando-se no Porsche elétrico mais rápido no mítico circuito. Mais importante do que isso, bateu o recorde da volta mais rápida na categoria das berlinas “zero emissões”, superando o rival Tesla Model S Plaid Track Package – ao cumprir a volta em menos 17,681 segundos. No que diz respeito ao Taycan Turbo S, este “Turbo GT” conseguiu ser também 26 segundos mais rápido. Em termos comparativos, o novo Taycan ficou a escassos 2,5 segundos do Rimac Nevera (que continua a ser o elétrico mais rápido no “Inferno Verde” com o tempo de 7 minutos e 05,298 segundos).
Neste registo, o Taycan “Turbo GT” recebeu apenas uma roll-cage e bacquets de competição. A marca de Zuffenhausen diz que revelará um vídeo da volta recorde em meados de março, altura em que deverá ser confirmada mais informação acerca desta nova variante – a lançar por altura da renovação da gama do Taycan. O “Turbo GT” deverá rondar os 1000 cv de potência, apresentando uma configuração de três motores elétricos (com um motor adicional no eixo posterior). Esta disposição permitirá melhorar a tração como também uma melhor gestão térmica. Fica por confirmar se o novo Taycan de referência incluirá uma nova bateria, mas tudo indica existirão inversores em carboneto de silício – uma tecnologia já confirmada para o novo Macan elétrico. Segundo a marca, o piloto que assumiu o volante durante este recorde, Lars Kern, conseguiu cumprir várias voltas com tempos similares, o que revela a capacidade de resistência do sistema elétrico e, mais concretamente, da bateria.
Entre as novidades deste Taycan de topo incluir-se-á também uma nova asa traseira, uma nova entrada de ar traseira e novos faróis. O pack recordista contemplará igualmente umas jantes RS Spyder de 21 polegadas, acompanhadas de pneus Pirelli P Zero Corsa, além de atualizações significativas no controlo de tração.