Novo Peugeot E-5008 anuncia 660 km de alcance

Peugeot E-5008

SUV elétrico de sete lugares assume-se como uma alternativa mais familiar face ao E-3008.

A Peugeot revelou o E-5008, um SUV elétrico com sete lugares de série que chegará aos concessionários em setembro. Trata-se de uma alternativa mais familiar do E-3008 que recorre igualmente à plataforma STLA Medium. Para o efeito, a marca de Sochaux aumentou a distância entre eixos de 2,9 metros, incluindo uma traseira direita, o que lhe permite não só aumentar o espaço para os ocupantes das três filas como também ainda ter uma mala com 259 litros de capacidade. Com o rebatimento da última fila, este número sobe para 748 litros (um valor acima dos 520 litros do E-3008, de cinco lugares).

Na base da gama, o E-5008 está disponível no lançamento numa versão de tração com um motor com 214 cv e 345 Nm, a garantir uma autonomia até 500 km vindos de uma bateria de 73 kWh. Existe ainda uma versão “long range” com o mesmo binário mas com 231 cv que recebe uma bateria maior de 98 kWh que já permite um alcance até 660 km – ainda assim, valores abaixo dos 525 e 700 km, respetivamente, anunciados para as duas versões que combinam os mesmos motores e baterias disponíveis no mais compacto E-3008. Contudo, no topo da gama do E-5008 figura o Electric 320 que acrescenta um motor de 109 cv no eixo traseiro e que acumula um total de 320 cv. A bateria é a mesma de 98 kWh mas a autonomia cai para os mesmos 500 km da versão base. As três versões do E-5008 possuem uma arquitetura de 400V e permitem carregamentos até 160 kW, o que equivale a 100 km de autonomia em 10 minutos de “encosto” na tomada ou encher de 20 a 80% da mesma em meia-hora. Em alternativa ao carregador de bordo de 11 kW existe uma opção de 22 kW para carregamentos mais rápidos.

Para lá do E-5008 existe uma versão híbrida do novo 5008 que traz o mesmo conjunto 1.2 de três cilindros turbo “mild hybrid” de 136 cv disponível no novo 3008. Esta versão traz um motor elétrico encaixado na caixa de velocidades de dupla embraiagem de seis relações e permite uma redução de consumos na ordem dos 15% face a uma hipotética versão pura a combustão, segundo o fabricante. Este híbrido possibilita ainda operar 50% do tempo em modo elétrico no para-arranca da cidade, de acordo com a Peugeot. Para 2025, está agendada uma versão híbrida plug-in de 195 cv (que combina um motor a combustão de 150 cv e um motor elétrico de 125 cv), tendo uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades a gerir o sistema. Anuncia uma autonomia elétrica até 79 km.

Por dentro, o E-5008 é similar ao E-3008, destacando-se o ecrã central de 21 polegadas i-Cockpit panorâmico (disponível de série nas versões Allure e GT), luz ambiente, carregador por indução do smartphone, acesso sem chave e faróis em LED. Na opção de topo GT há um esquema exterior bicolor (com teto em preto), jantes de 20 polegadas, bancos em Alcantara aquecidos e operados eletricamente, além de um cruise control adaptativo.

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