SUV elétrico de topo Porsche K1 “apanhado” em testes

Porsche K1

Modelo de sete lugares, potencial concorrente da versão “zero emissões” do Range Rover, tem lançamento previsto para 2027.

O sucesso comercial do Cayenne nos últimos 20 anos foi decisivo para a Porsche, mas para 2027 está previsto um novo SUV de referência da gama. O novo modelo de sete lugares, conhecido para já como K1, tem lançamento previsto para 2027 e foi agora “apanhado” em testes pela primeira vez.

O protótipo ainda camuflado (em imagens publicadas pela Carscoops) mostra que este futuro concorrente do Range Rover elétrico, do Mercedes-Benz EQS SUV e do BMW iX, que se tornará no maior e mais luxuoso da gama da Porsche, apresenta-se como um misto de SUV e carrinha. O modelo com três filas de bancos mostra uma altura ao nível do Cayenne, embora com uma linha de tejadilho mais plana e uma traseira mais direita, além de uma distância entre eixos maior e uma altura ao solo mais reduzida. Aparentemente, haverá uma ligação visual com o novo Macan EV, nomeadamente nos faróis em LED e na barra luminosa traseira a toda a largura, embora haja ainda proteções na carroçaria que escondem alguns detalhes.

Segundo o fabricante, este modelo com mais de cinco metros de comprimento, promete “uma experiência completamente no interior”, mas também “alto nível de performance” e condução autónoma. A juntar a isso, contará com um modo de condução “off-road”, aproveitando a suspensão pneumática com vários níveis de ajustamento. O K1, cujo mercado preferencial será sobretudo a China e os EUA, utilizará a sua evolução mais recente do motor elétrico síncrono (que serão arrefecidos através de um circuito a óleo), uma bateria de alta performance e uma tecnologia de carregamento rápido, sustentada por uma sistema elétrico de 920V. Por sua vez, a bateria (com mais de 100 kWh de capacidade, a permitir um alcance superior a 700 km) será integrada no chassis do carro, uma solução que possibilitará reforçar a rigidez estrutural. Este K1 será o primeiro Porsche a recorrer à SSP Sport, uma adaptação da base SSP do grupo VW – que permitirá mais performance face aos modelos de base PPE (como o Macan elétrico). Estima-se que o SUV contará com quatro rodas direcionais controladas eletricamente (com as rodas traseiras a conseguirem virar até  5 graus), o que facilitará as manobras em cidade e aumentará a agilidade numa condução mais desportiva. A isso aliará um diferencial eletrónico a proporcionar vectorização de binário em cada uma das rodas traseiras. O preço deste K1 será acima do Cayenne Turbo GT. O interior terá muito espaço (sobretudo para os pés dos ocupantes da segunda fila) e contará com um piso baixo (devido ao pack de baterias mais compacto).

Quando for lançado, o K1 será o sexto Porsche elétrico. Nessa altura, ao atual Taycan já se terão juntado o Macan EV, as versões “zero emissões” do Boxster e do Cayman (previstos para 2025) e o Cayenne elétrico que chegará no ano seguinte. O K1 será construído na mesma fábrica do Macan elétrico, em Leipzig, na Alemanha.

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