Mercedes-AMG tem na calha “super” SUV elétrico de 1000 cv

Mercedes-AMG SUV Concept - render da Autocar

Com lançamento esperado para 2026 este modelo específico da divisão desportiva é um concorrente do Lotus Eletre.

A Mercedes-Benz cancelou o projeto do crossover Maybach que misturava linhas de um SUV e de uma berlina, mas prepara-se para nova referência tecnológica prepara um “super” SUV elétrico para 2026. Segundo a Autocar, este modelo exclusivo da Mercedes-AMG será feito com base na plataforma AMG.EA.

Visualmente, espera-se um SUV com linhas similares às do Vision AMG, com cerca de 5100 mm de comprimento e 3000 mm de distância entre eixos. O SUV será um potencial concorrente do Lotus Eletre e do próximo Porsche “K1”, um SUV elétrico de sete lugares. Antes do modelo de produção, em princípio no próximo ano a Mercedes-AMG apresentará um concept (na imagem, um “render” digital da Autocar) deste SUV que deverá ter mais de 1000 cv debitados de um sistema propulsor que contará, pelo menos, com dois motores elétricos (de origem Yasa, com cerca de 500 cv e 24 kg cada) – distribuídos um por cada eixo, o que lhe permitirá ter tração integral. Alegadamente, este modelo “mistério”, que em termos de posicionamento na gama será um sucessor natural do atual Mercedes-AMG GLE 63, oferecerá um nível totalmente novo de possibilidades de tração variável, graças a um sistema 4×4 avançado e uma evolução significativa em termos de vectorização de binário. A suspensão segue a tecnologia Active Ride Control apresentada na segunda geração do AMG GT Coupé, que proporciona um autonivelamento por roda e quatro rodas direcionais. Além disso, a nova geração de elétricos contará com um sistema elétrico de 800V, baterias de elevada performance que apresenta uma química de célula única e material de ânodo de silício da empresa americana Sila. Por dentro, o “super” SUV terá uma nova arquitetura com uma instrumentação específica AMG a projetar um sistema AMG.OS e grafismo único.

De certa forma, este modelo ainda sem nome será uma versão SUV do Vision AMG e, ao que tudo indica, a Mercedes-Benz já está a fazer alterações na fábrica de Sindelfingen de modo a conseguir preparar a produção deste “super” SUV, que deverá ser construído na mesma linha dessa “super” berlina que chegará primeiro ao mercado (em 2025), para concorrer com o Porsche Taycan, que será uma espécie de sucessor elétrico do AMG GT coupé de 4 Portas e o primeiro modelo específico da AMG desde o SLS AMG Electric Drive.

Deixe um comentário

*