Mercedes-AMG prepara “super berlina” elétrica

Testes do novo Mercedes-AMG elétrico

Potencial concorrente do Porsche Taycan estreará a plataforma AMG.EA.

A Mercedes-AMG publicou as primeiras imagens oficiais de um protótipo de uma berlina elétrica. Este modelo, cuja apresentação está prevista para o final do ano e lançamento para o arranque de 2025, será o primeiro a utilizar a plataforma AMG.EA, exclusiva da divisão desportiva.

As imagens em testes num lago gelado mostram que este potencial concorrente do Porsche Taycan traz um formato otimizado aerodinamicamente. Neste que será, na prática, um substituto do Mercedes-AMG GT de 4 Portas (de motor V8), espera-se um sistema propulsor elétrico inovador – que lhe permitirá ser o modelo de estrada mais potente da marca de Affalterbach. A primeira amostra do que será esta “super berlina”, cujo nome ainda não é conhecido, surgiu com o protótipo radical Vision 2025 – que exibiu não só mais performance face às berlinas EQE e EQS, mas também uma silhueta mais “afiada” e menor altura ao solo. Visualmente, o principal destaque neste concept foi para os farolins circulares com seis elementos e para o difusor típico de competição – elementos que poderão vir a figurar em todos os próximos AMG.

Apesar da camuflagem percebe-se que aquele que será apenas o quarto modelo específico da AMG (depois do SLS, dos GT coupé e do GT de 4 Portas) conta com um capot longo e que está muito próximo do solo, além de contar com uma linha de tejadilho mais baixa face a qualquer outro elétrico da Mercedes-Benz. Em termos de dimensões estaremos a apontar para um modelo similar a um Porsche Taycan ou a um Lucid Air – o que significa que este desportivo de luxo também beneficiará de muito espaço na mala e para os ocupantes da segunda fila. Realce igualmente para o spoiler traseiro retrátil e para os puxadores embutidos das portas, o que contribuirá para aumentar a eficiência mas também a “downforce”. A isso junta um vidro traseiro bipartido.

Este elétrico da AMG foi desenvolvido de raiz como sendo um carro assumidamente desportivo, devendo ter um foco na performance e numa condução envolvente, apostando também numa elevada velocidade de ponta. Para o efeito adotará um esquema de dois motores (no eixo traseiro), já antecipado no One-Eleven concept, com uma potência combinada a rondar os 1000 cv.

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