Jeep Avenger recebe versão híbrida 4xe

Jeep Avenger 4xe

Única opção de tração integral da gama combina um motor 1.2 a gasolina com uma dupla de motores elétricos.

Mais de um ano após a sua estreia na Europa, a Jeep alarga a sua gama do Avenger com uma nova versão de topo, a 4xe. Trata-se de primeira (e para já única) opção com tração integral na gama deste tão desejado SUV-B, completando assim a oferta de opções 4×4 em todos os carros Jeep.

Este Avenger surge assim sob a forma de uma versão “mild hybrid”, ao contrário das outras versões da marca com a designação 4xe, e disponíveis noutros modelos caso do nosso bem-amado Wrangler, a do Avenger não é plug-in. Em vez disso, combina o conhecido motor 1.2 de três cilindros turbo a gasolina da Stellantis com 136 cv na versão de turbo de geometria variável com um sistema microhíbrido de 48V e dois motores elétricos, cada um com 29 cv.

A potência do conjunto motor de combustão e motor elétrico dianteiro é distribuída às rodas dianteiras por uma caixa de dupla embraiagem com seis velocidades, enquanto o outro motor elétrico está colocado no eixo traseiro. O software permite que seja sempre possível rodar em modo 4×4 se necessário (com o motor EV dianteiro a alimentar diretamente o traseiro via bateria), funcionando com distribuição de binário que pode ir até 50:50 (graças às desmultiplicação o trem traseiro consegue colocar no solo um máximo de 1900 Nm), o que assegura uma excelente capacidade para arrancar em declives pronunciados, sobretudo em pisos/situações de baixa aderência. Regra geral, o motor elétrico traseiro arranca o Avenger até aos 19 km/h, fica em “standby” até aos 90 km/h (intervindo se for necessário e desacoplado por completo da transmissão acima dos 90 km/h, o que reduz o arrasto mecânico e aumenta a eficiência.

Tal como sucede com a restante gama Avenger, este 4xe dispõe de quatro modos no sistema Selec-Terrain: Auto, Snow, Sand&Mud e Sport. Esta versão híbrida anuncia 0-100 km/h em 9,5 segundos (0,5 seg. mais lento que o elétrico) e uma velocidade máxima até 194 km/h (mais 10 km/h que o e-Hybrid de tração dianteira com 101 cv). O 4xe também foi sujeito a alterações ao nível do chassis, de modo a melhorar a sua prestação fora de estrada, recebendo uma suspensão traseira multibraços e ganhando mais 13 mm de altura ao solo (para um total de 210 mm de altura), comparativamente com as opções 4×2. Permite ainda passagens a vau até 400 mm. De série, inclui jantes pretas acompanhadas de pneus M+S (embora na imagem surjam os All-Terrain 3PMSF opcionais). A juntar a isso, do ponto de vista estético, esta versão recebe de fábrica um pára-choques redesenhado, com direito a uma proteção adicional da carroçaria e faróis de nevoeiro colocados numa posição superior. O pequeno SUV traz ainda de série umas barras de tejadilho, acabamento anti-riscos nos pára-choques, um autocolante mate no capot (opcional) e uma bola de reboque.

Por dentro, a Jeep diz que optou por materiais laváveis e revestimentos passíveis de durar o dobro do tempo. O Avenger 4xe estará disponível para encomenda a partir do quatro trimestre deste ano, nas versões Upland e Overland.

Deve chegar ao nosso mercado no início de 2025.

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