Jeep Wagoneer S chega em 2025

Jeep Wagoneer S

Com 608 cv, 0-96 km/h em 3,4 segundos e mais de 482 km de autonomia, o SUV elétrico vem combater o Tesla Model Y.

A Jeep apresentou na íntegra o novo Wagoneer S, um SUV elétrico de referência na gama que pretende medir forças com o Tesla Model Y. O novo modelo, o segundo elétrico da marca norte-americana (depois do Avenger), chegará à Europa no próximo ano – sendo que será a primeira vez que um modelo com a designação Wagoneer (inicialmente lançado 1963) estará disponível no Velho Continente. Esta proposta global “upmarket” para o segmento D apoia-se num design premium, com espaço a bordo digno de um segmento acima, além de um sistema propulsor formado por dois motores, um por eixo, que reúne 608 cv e 836 Nm. Estas caraterísticas permitem-lhe efetuar acelerações de 0 a 96 km/h em 3,4 segundos – 0,3 seg. mais rápido que o Grand Cherokee Trackhawk (de motor V8) -, o que significa que é o Jeep mais lesto da história.

O Wagoneer S evolui a partir da plataforma STLA Large e conta no lançamento com uma bateria de 100 kWh de capacidade a possibilitar mais de 482 km de alcance. Utiliza uma arquitetura de 400V, o que permite carregar de 5 a 80% em 28 minutos. O SUV combina o unidades três em um, com motor, mudanças e eletrónica encaixados em cada um dos eixos. Estas unidades são combinadas com o sistema de gestão da tração SelecTerrain que dispõe de cinco modos de condução, incluindo o Snow e o Sand. O motor da frente tem a capacidade de se desligar das rodas a velocidade de cruzeiro, o que reduz o consumo de energia. A nova plataforma traz benefícios estruturais, contando com mais 35% de rigidez torcional comparativamente com modelos anteriores de tamanho idêntico, além de melhorar o capítulo da absorção de níveis de ruído e de vibrações.

Visualmente, o S é composto por linhas suaves que procuram melhorar a aerodinâmica – que lhe permitem um efeito de arrasto de 0,29 (o mais baixo de sempre na marca). A grelha com sete filamentos é iluminada. Por dentro, realce para o estrutura em forma de asa que alberga o painel de instrumentos de 12,3 polegadas, o ecrã tátil de 12,3” e o do passageiro com 10,25”. A bagageira tem 866 litros de capacidade e junta-se a um volante de raios duplos e a um sistema de som McIntosh com 19 altifalantes. A decoração em alumínio com capa em cerâmica preta é resistente às dedadas e a riscos. Há ainda materiais reciclados e recicláveis, com os bancos e o painel de instrumentos a serem feitos de materiais sintéticos. A versão de lançamento tem jantes de 20 polegadas e teto solar panorâmico de painel duplo.

Deixe um comentário

*