Novo BMW Série 1 prescinde da caixa manual

BMW Série 1

Gama inclui a versão de topo M135, que abandona o “i” na designação, e dois “mild hybrid”.

A BMW apresentou a quarta geração do Série 1, a F70, que estará à venda a partir de outubro. Na verdade, o pequeno familiar é uma versão atualizada do antecessor lançado em 2020, mantendo aliás a mesma plataforma. Visualmente, também não há muitas novidades a assinalar, havendo um predomínio de linhas simples, além de faróis e grelha de tamanho contido, que surgem até mais pequenos do que antes. Atrás, os farolins foram reconfigurados e assemelham-se em forma e tamanho aos do X2. Em termos de dimensões, o novo 1 tem 4361 mm de comprimento (mais 42 mm do que antes), 1800 mm de largura e 1459 mm de altura (mais 25 mm).

No interior também não há grandes revoluções face à restante gama BMW, com a inclusão de um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um ecrã central de 10,7”, ambos encaixados num painel curvo, proporcionando conectividade Apple Carplay e Android Auto. A marca bávara também eliminou muitos dos botões do tablier e da consola central, permitindo que haja um aspeto mais “clean”. De fábrica não é incluído couro, recaindo a opção por um tecido especial Arktur anthracite. Por sua vez, o HUD, o teto panorâmico em vidro e o sistema de som Harmon Kardon são opcionais. Há ainda uma zona de armazenamento para o smartphone na consola central, climatização bizona e luz ambiente. Os bancos posteriores rebatem na proporção 60:40 e 40:20:40, com a mala a oferecer 380 litros de capacidade – 300 litros nos híbridos – (ou 1200 litros com a segunda fila para baixo).

No lançamento estarão disponíveis as versões 118d de 150 cv e 120d de 163 cv (entre os Diesel), além dos gasolina (que abandonam o “i” no nome – que passa a ser exclusivo dos modelos elétricos) 120 de 156 cv e M135 xDrive de 300 cv. O 120d traz um 2.0 de quatro cilindros, enquanto o 120 um 1.5 de três cilindros, sendo que ambos que incorporam tecnologia “mild hybrid” de 48V. O M135 (na imagem principal) tem um motor 2.0 de quatro cilindros turbo com 400 Nm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Esta versão de topo acrescenta ainda um diferencial autoblocante mecânico no eixo dianteiro e jantes forjadas de 19 polegadas. Todos contam com uma caixa de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades, não havendo opção manual.

Quem optar pelo M135 tem opção de acessórios M Performance, incluindo ainda o M Sport Package, o M Sport Design e o M Technology Package. De série, a BMW inclui o sistema de aviso de colisão dianteira, o Lane Departure Warning, o Exit Warning, o Traffic Sign Recognition e o Parking Assistant com Reversing Assistant. Em opção há o Steering and Lane Control Assist, Automatic Speed Limit Assist, Active Cruise Control com Stop & Go, e o Parking Assistant Professional nos 120 e 120d, que permitem utilizar o smartphone para estacionar remotamente o carro.

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