BMW prepara novos modelos elétricos de acesso i1 e i2

BMW i1 - render da Autocar

O primeiro, apontado a 2027, estará disponível em formato hatchback e berlina, já o segundo, para o ano seguinte, contará com um SUV de formato convencional e coupé.

A BMW já está a preparar uma fornada de modelos elétricos de acesso à gama. Segundo fontes próximas da marca germânica citadas pela Autocar os modelos em questão serão o i1 e o i2 e chegarão em 2027 e 2028, respetivamente. Feitas com base numa derivação da nova plataforma Neue Klasse, as novas gamas, coexistirão ainda durante alguns anos com os Série 1 e Série 2 convencionais em catálogo.

Em causa está o i1 (na imagem, um render da Autocar) que será aposta no formato hatchback e berlina. Por sua vez, o i2 será um SUV convencional com direito a uma derivação de formato coupé. Aliás, o i2 pretende ser, de certa forma, um sucessor do antigo i3 (o primeiro elétrico da BMW que foi descontinuado em 2022). Esta nova dupla i1 e i2 posicionar-se-á abaixo do iX1, que é atualmente a aposta “zero emissões” mais acessível da marca de Munique. A plataforma destes novos i, chamada de NBx (derivada da Neue Klasse de 800V), será utilizada nos próximos iX1 e Mini Countryman Electric. Ao contrário da base de tração traseira NAx que será utilizada no próximos i3 Sedan e iX3 SUV, a NBx é de tração dianteira – logo, mais adequada a modelos compactos. Apesar disso, ambas as versões da plataforma são compatíveis com tração integral e utilizam baterias com células de formato cilíndrico. Acima destas duas versões da plataforma Neue Klasse haverá ainda uma versão NDx para modelos de luxo maiores e uma ZAx para desportivos.

Bernd Korber, o responsável de produto da BMW, assume que modelos como Série 1 e o Série 2 não são muito rentáveis, mas são essenciais para ligar a marca com gerações mais jovens nalguns mercados. Para o gestor, é bom ter duas marcas presentes no segmento compacto, com a Mini a desempenhar um papel relevante. O Série 1 será ainda mais importante para a BMW dado que a Mercedes-Benz irá, ao que tudo indica, descontinuar o Classe A em 2026. A BMW confirmou que lançará seis modelos de base Neue Klasse em dois anos, sendo que o primeiro estará no mercado em 2025.

Deixe um comentário

*