Carros “eletrificados” na Nova Zelândia passam a pagar ao km

Elétricos pagam ao quilómetro na Nova Zelândia

Veículos 100% elétricos ou PHEV com peso inferior a 3500 kg têm de pagar uma licença de utilização rodoviária.

Desde 1 de junho que os proprietários de qualquer carro elétrico ou híbrido plug-in com menos de 3500 kg tem de pagar um novo imposto de utilização rodoviária (“road-user charge” ou RUC) na Nova Zelândia. Quem não tiver requisitado essa licença entre 31 de março e 31 de maio estará sujeito a pagar uma multa de cerca de 200 dólares (114 euros) por pessoa, com um valor adicional retroativo desde o dia 1 de abril e uma penalização por atraso no pagamento.

De acordo com a agência de transportes neozelandesa Waka Kotahi, apenas um terço dos 105 mil proprietários de carros elétrico fizeram o referido registo.

Segundo o governo local, a introdução deste RUC visa tentar recuperar as receitas perdidas com o imposto especial sobre o consumo de gasolina – uma vez que os veículos “zero emissões” os PHEV estão isentos de imposto desde 2009.

Os “full hybrid” e os “mild hybrid”, assim como elétricos com mais de 3500 kg manter-se-ão isentos de imposto até 1 de janeiro de 2026.

O valor do RUC é atribuído com base na distância percorrida, começando nos 76 dólares (43 euros) para mil quilómetros num elétricos e nos 38 dólares (22 euros) por mil quilómetros num PHEV – sendo que estes últimos pagam também imposto de consumo de combustível. Além disso, é cobrada uma taxa administrativa de 12 dólares (7 euros) caso o pagamento seja feito online ou de 14 dólares (8 euros) e for efetuado pessoalmente através de um agente.

Os proprietários precisam de ter matrícula e o conta-quilómetros atualizados para se registarem, devendo também mostrar a carta de condução numa bolsa no para-brisas do veículo – uma vez que na Nova Zelândia ainda é obrigatório exibir os dados de registo.

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