Nevera R é o Rimac mais rápido de sempre

Rimac Nevera R

Mais leve e limitado a 40 unidades, o hipercarro mais focado para andar em pista tem 2017 cv.

O Rimac Nevera tem vindo a provar todas suas capacidades para acelerar a direito por via de diversos recordes batidos nos últimos tempos, mas agora a marca croata apresentou uma variante R do hipercarro elétrico mais focada para condução pista e com mais potência associada. Mostrada durante a Monterey Car Week, nos EUA, o Nevera R é mais leve e mais potente face ao modelo convencional, embora a produção seja limitada a 40 unidades (do total de 150 que compõem o Nevera) – o que o leva também a ser mais caro: 2,3 milhões de euros antes de impostos. Neste caso, o R debita 2017 cv em vez de 1914 cv do conjunto propulsor formado por quatro motores elétricos. A bateria é a mesma com 120 kWh de capacidade. Nesta versão, a Rimac reduziu o peso em 35 kg, para um total de 2277 kg. Apesar de ter substituído os pneus Michelin Pilot Sport 4S por uns Pilot Sport Cup 2, o tempo de 0 a 100 km/h e de 0-60 mph manteve-se nos 1,81 e 1,74 segundos, respetivamente. Contudo, o R tornou-se mais lesto nos 0-200 km/h, agora cumpridos em 4,38 segundos em vez de 4,42 e nos 0-300 km/h agora feitos em 8,66 em vez 9,22 segundos. A velocidade máxima é limitada a 350 km/h, embora o fabricante permite desbloquear a mesma para 412 km/h.

Outra novidade é a inclusão de pneus de medida 20 polegadas à frente e 21 atrás, em vez de apenas 20”. O novo carro utiliza igualmente travões em carbono com uma camada de matriz de silicone, modificações ao nível do software do sistema de vectorização de binário e um aumento do camber negativo que permite reduzir a subviragem em 10%. Foram também efetuados esforços para “agarrar” mais o carro à estrada, nomeadamente com a inclusão de uma asa traseira fixa e com um novo difusor. Isso permitiu mais 15% de “downforce”, que aumentou para 400 kg aos 350 km/h. Além disso, a eficiência aerodinâmica cresceu em 10% e a aderência lateral em 5%. Todas estas modificações resultam numa redução de 3,8 segundos no tempo numa volta ao circuito de Nardò, em Itália.

Visualmente, além da asa, o R traz umas jantes diferenciadas. A isso junta uma frente totalmente nova, recorrendo a um capot estilo concha, que confere a esta variante um aspeto mais largo, mais baixo e mais moderno.

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