Abarth 500 poderá regressar à combustão

Abarth 500e

O recém-estreado Fiat 500 Hybrid poderá servir de base a um novo “hot hatch” com o símbolo do escorpião.

O Abarth 500e poderá em breve ser reinventado sob a forma de um “hot hatch” a gasolina. Quem o diz é o próprio responsável máximo da Fiat e da Abarth na Europa. Gaetano Thorel diz que há planos para uma opção a combustão para substituir o já desaparecido Abarth 595 na gama atual que é composta apenas por uma versão elétrica (na imagem). 

Ouvido pela Auto Express, o gestor diz que são os clientes a pedirem um motor a combustão. Isso juntando a uma redução drástica das vendas obrigou a uma mudança de planos. A base para este futuro Abarth a gasolina será o recém-apresentado Fiat 500 Hybrid, que foi feito graças a uma reconfiguração da plataforma elétrica. O referido sistema é composto por um motor 1.0 de três cilindros “mild hybrid” de 12V a debitar 65 cv, que anuncia 0-100 km/h em 16,2 segundos. Contudo, para que possa ser utilizado numa nova geração de desportivos da marca do escorpião, será utilizado outro motor do grupo Stellantis ou mesmo um desenvolvido de raiz, pois o 1.4 de quatro cilindros é demasiado grande para a estrutura do carro, admite o homem-forte da Abarth. O 1.2 de três cilindros turbo utilizado nos utilitários Opel Corsa e Peugeot 208 poderá ser uma opção mais plausível, sempre com limitações associadas. Embora, segundo Thorel, no caso Abarth, os clientes “não querem apenas mais potência; querem também modificar o carro. No elétrico isso não é possível. Isso é uma limitação.”

Deixe um comentário

*