Volvo EX60 mostrado antes do tempo

Volvo EX60

O SUV elétrico será um concorrente do BMW iX3 e do Mercedes-Benz GLC com EQ Technology.

A Volvo estreará oficialmente o EX60 a 21 de janeiro, mas a primeira imagem já circula na internet – através do site norueguês Feber. Este SUV elétrico, bastante importante para a marca sueca, será um concorrente direto do BMW iX3 e do Mercedes-Benz GLC com EQ Technology. Trata-se, no fundo, de um equivalente 100% elétrico do XC60, que será feito com base na nova plataforma SPA3, contando com uma arquitetura elétrica de 800V, prometendo uma autonomia superior a 800 km (na variante equipada com dois motores/tração integral), bem como uma capacidade para carregar a 400 kW DC (o suficiente para obter até 338 km de alcance em 10 minutos. Além disso, este será o primeiro Volvo a incluir de série o Gemini da Google. O novo EX60 conta ainda com uma tecnologia que integra as baterias (cuja capacidade é, para já, desconhecida) diretamente no piso do carro, uma solução que permite reduzir o peso e a complexidade, aumentando também o espaço a bordo. Novo será também um cinto de segurança adaptativo, que varia a força do pré-tensor com base no ocupante e na força do acidente. Há igualmente a acrescentar um novo interface mais avançado de reconhecimento por voz, com inteligência artificial, que permite manter uma conversação mais natural. Com efeito, o sistema de infotainment promete um processamento mais rápido e atualizações “over the air”.

Visualmente, a partir do ângulo da foto, o EX60 não traz grandes surpresas. Realce para a assinatura luminosa bipartida, formando o conhecido martelo de Thor, combinando uns faróis em LED afilados e por cima as luzes diurnas e os “piscas”. De perfil, notam-se botões posicionados abaixo da janela que funcionam como fechos eletrónicos das portas, fazendo com que estas se abram eletricamente quando pressionados.

Deixe um comentário

*