O coupé de competição já dá pistas para o futuro modelo de produção a lançar em 2027.
A Toyota está a ensaiar um novo modelo de ralis cujo design e dinâmica darão pistas para a futura geração do Celica, que deverá ser revelado no próximo ano. A comprovar isso mesmo está a imagem publicada por Márcio Pereira, posteriormente publicada pelos franceses da Rallye-Sport.fr, que mostram o coupé a realizar o “shakedown” em Portugal, antes da sua estreia para o WRC de 2027.
Recorde-se que os regulamentos do campeonato do mundo de ralis para 2027 permitirão que os participantes utilizem carros com uma variedade muito maior de estilos de carroçaria do que atualmente, incluindo coupés. Não se fazendo rogada, a Toyota é, segundo o Autosport.com, o único fabricante que se encontra a preparar um carro totalmente novo para entrar em competição – que substituirá o atual Rally1, GR Yaris, no final da temporada de 2026. Dado que há um novo Celica em desenvolvimento, e tendo em conta o legado desse modelo no WRC (onde conquistou o título de construtores em 1993 e 1994), é provável que haja mesmo um regresso em força desse modelo.
O protótipo agora “apanhado” traz arcos das rodas alargados, vários apêndices aerodinâmicos, parecendo incluir igualmente uma linha de tejadilho estilo bolha e faróis ao estilo do FT-Se concept. A Toyota já tinha confirmado o regresso do Celica no Rali do Japão de 2024. Já o chairman, Akio Toyoda, mencionara que existiriam três modelos desportivos, descritos como os “três irmãos”: Supra, Celica e MR2. Se é um facto que o Supra voltou em 2019, falta saber quando teremos um novo MR2.