Dodge ressuscita Super Bee e dá-lhe 600 cv

Dodge Charger Super Bee

Com tração traseira, uma nova suspensão e travões, este Charger vem equipado com um motor de seis cilindros dotado de turbos Garrett de maiores dimensões.

A Dodge decidiu que a atual geração do Charger seria, pelo menos numa fase inicial, totalmente elétrica, deixando de fora o lendário motor V8. Agora, em busca de revitalizar a gama, a marca norte-americana aposta num Charger Super Bee Launch Edition, com mais potência e elementos visuais exclusivos. O novo Super Bee utiliza o motor 3.0 de seis cilindros biturbo Hurricane já conhecido do atual Charger a combustão, mas graças aos turbos maiores de 56 mm, a funcionarem a 30 psi, e a um escape modificado, é possível debitar 600 cv e 720 Nm – valores, ainda assim, distantes do antigo Charger com motor V8 6.2 Hellcat, lançado há mais de uma década. Com uma entrada de ar modificada e um novo software que melhora a resposta do acelerador e a entrega de potência, é possível ter o Launch Control a operar de forma mais eficaz. Acelera de 0 a 96 km/h em 3,6 segundos (menos 0,1 seg. que o Hellcat de 2015). Onde sai a perder é na prova de ¼ de milha, na qual o Super Bee cumpre a função em 11,8 segundos (0,8 seg. mais lento do que o Hellcat de 707 cv).

Segundo o fabricante, o Super Bee é particularmente competente em sessões prolongadas em pista, com a ajuda do aumento da capacidade de refrigeração do circuito do radiador em mais de 50%, graças em grande parte à nova dianteira, que aumenta drasticamente o fluxo de ar com uma nova grelha e entradas de ar maiores. Atrás destas entradas, estão posicionados novos radiadores auxiliares. Os travões foram melhorados graças a pastilhas 27% maiores, alojadas em pinças Brembo de seis pistões à frente e quatro atrás, mordendo discos de 16 polegadas tanto à frente como atrás. As jantes são de 20×11 polegadas com pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3 305/35. Conta ainda com novos amortecedores adaptativos de válvula dupla com controlo contínuo do amortecimento, além de molas 12% mais rígidas na dianteira e 6% na traseira. Possui também uma barra estabilizadora traseira 20% mais rígida e braços de tensão e casquilhos da suspensão dianteira melhorados.

O Super Bee inclui um modo de tração traseira dedicado que desativa instantaneamente o sistema de tração integral. Existem ainda os novos modos Track e Drag, Link Lock, Launch Control e uma função de Torque Reserve para arranques fortes e repetidos. O Super Bee é também o primeiro modelo Charger Sixpack a apresentar o Driver Experience Recorded, que capta as viagens através da câmara frontal de 1080p e sincroniza as imagens com os dados de bordo. Os modelos da Launch Edition são pintados num tom vibrante de verde-amarelo conhecido como Sucker Punch, contrastando com detalhes em preto brilhante. Quem preferir algo um pouco mais discreto poderá também encomendar a Launch Edition na cor Diamond Black. A completar as melhorias, há algumas atualizações no interior, incluindo encostos de cabeça bordados, costuras contrastantes, volante desportivo em couro e um painel de instrumentos com um design diferenciado.

Deixe um comentário

*