Mercedes-Benz Classe G elétrico tem 587 cv e 1165 Nm

Mercedes-Benz G580 EQ Technology

Inédita variante do jipe conta com um motor por roda e uma bateria de 116 kWh a garantir alcance até 470 km.

Com quase 50 anos de história, o icónico Geländewagen tornou-se elétrico, recorrendo a um motor por roda (com 108 kW/147 cv). Segundo o fabricante, esta inédita variante promete ser tão ou mais competente fora de estrada comparativamente com o modelo térmico. A principal novidade é mesmo o conjunto propulsor que reúne 432 kW/587 cv e 1165 Nm, mais 2 cv e 315 Nm face ao Mercedes-AMG G63. Este conjunto anuncia 0-100 km/h em 4,7 segundos, ou seja, 0,4 segundos mais lento que o G63. Por sua vez, a velocidade máxima é de 180 km/h. Cada motor elétrico vem equipado com uma caixa automática de duas velocidades, o que permite uma distribuição de binário individual – atuando como uma caixa de redutoras. Este 4×4 dispõe de uma bateria de iões de lítio posicionada entre eixos numa caixa protegida por alumínio e kevlar, tendo 116 kWh de capacidade. Esta bateria carrega 80% em 32 minutos, carregando a um máximo de 200 kW. Este G com tecnologia EQ vem equipado com um sistema de regeneração de energia cinética, que é ativado ao aliviar o pé no pedal do acelerador nos modos de condução D e R da caixa, permitindo o ajustamento dos níveis de recuperação de energia através de patilhas no volante (com cinco modos disponíveis DAuto, D+, D, D- e D–, este último o nível de máxima recuperação). O alcance máximo varia entre 434 e 473 km.

Visualmente, não há grandes novidades a apontar a este G580 EQ Technology, mantendo-se a grelha com quatro filamentos horizontais (embora ligeiramente redesenhada) entre os faróis redondos com tecnologia LED MultiBeam que se adaptam automaticamente. Em opção existem faróis escurecidos. Houve alterações que maximizam a componente aerodinâmica, incluindo o desenho do pilar A, a inclusão de um lábio dianteiro à frente do tejadilho. Realce ainda para as jantes pretas de 18 polegadas com raios duplos. Nota igualmente para o capot que tem um formato mais horizontal e para as aberturas junto às rodas traseiras que funcionam como cortinas de ar. Por fim, as siglas EQ e a tampa da mala mais quadrada também denunciam que este é um G elétrico. As mudanças operadas permitiram reduzir o coeficiente de arrasto de 0,48 para 0,44 comparativamente com o G450d. Atrás, a roda suplente opcional pode ser substituída por um suporte para segurar o cabo de carregamento. Com espaço para cinco ocupantes, este modelo traz por dentro dois ecrãs de 12,3 polegadas, para a instrumentação e para o infotainment com interface MBUX. Os ocupantes da segunda fila têm ecrãs de 11,3 polegadas. O G580 EQ Technology tem 4624 mm de comprimento, 1931 mm de largura, 1986 mm de altura e 2890 mm entre eixos. A bagageira oscila entre 555 e 1990 litros de capacidade. Tem 250 mm de altura ao solo e fora de estrada faz passagens a vau até 850 mm (mais 100 mm que o modelo normal), tem 32 graus de ângulo de ataque, 30,7 graus de ângulo de saída e 20,3 graus de ângulo ventral.

Este G elétrico vem equipado com o sistema de controlo de chassis Electric Dynamic Select com os modos de condução Confort, Sport e Individual. Acrescenta ainda os modos Trail e Rock para “off-road”. Inclui câmaras instaladas nos espelhos retrovisores, de modo a proporcionar uma visão de “capot invisível”. Já o sistema G-Turn possibilita efetuar voltas de 720 graus sobre o seu próprio eixo, bastando para isso colocar as rodas a direito, pisar o pedal do travão, encontrar-se numa superfície horizontal, engrenar a caixa em D, acionar o modo Rock e ativar as redutoras em Low Range. Por sua vez, a função G-Steering reduz o diâmetro de viragem mediante o controlo específico do binário, ao mesmo tempo de gira a roda traseira interior. O conjunto pesa 3085 kg, mais 530 kg que o G450d.

Deixe um comentário

*