Nissan e Italdesign juntas em protótipo do GT-R

Para celebrar meio século de existência do carroçador italiano e do “Godzilla” foi criado o exemplar único GT-R50 com 720 cv.

Juntou-se o útil ao agradável e para assinalar os 50 anos do Skyline GT-R original (que evoluiu até ao GT-R atual) e da Italdesign, foi criado um “one-off” do desportivo nipónico. Apelidado de GT-R50, este protótipo, que fará a sua estreia no mês que vem, é a primeira colaboração entre o carroçador italiano e a Nissan. Feito com base no GT-R Nismo, este exemplar único foi desenhado nos estúdios da marca japonesa em Londres e San Diego (EUA), sendo que todo o processo de desenvolvimento, engenharia e construção ficou a cargo da Italdesign. O carro foi totalmente refeito, desde a linha de tejadilho que foi rebaixada em 54 mm (com uma zona central mais baixa), sendo mais comprido, mais largo e mais baixo que o modelo que lhe serve de base. O GT-R50 inclui uma asa traseira ajustável e a aerodinâmica foi melhorada. O propulsor é o 3.8 V6 já conhecido mas que passa a debitar 720 cv e 780 Nm em vez de 600 cv do Nismo. Pare começar, foram colocados turbos de diâmetro maior com especificações utilizadas no GT3 de competição, um sistema de arrefecimento e de ignição melhorados, novos injetores, um novo veio de transmissão, pistões, rolamentos e bielas. Os sistemas de admissão e de escape permitem um incremento de 120 cv. O modelo foi ainda reforçado com uma caixa sequencial de dupla embraiagem de seis velocidades “transaxle” e diferenciais diferentes. Foi desenvolvida uma suspensão melhorada, com amortecimento ajustável da Bilstein, travões da Brembo com pinças de seis êmbolos na dianteira e de quatro no eixo traseiro em vermelho e pneus Michelin Pilot Super Sport com jantes de dimensões específicas 255/35 R21 à frente e 285/30 R21 atrás.

O autor do desenho do carro, Alfonso Albaisa, concorda que este é o GT-R “sem limites”. Esteticamente, possui uma entrada de ar no capot mais pronunciada, faróis em LED afilados, e a cor exterior Liquid Kinetic Gray com detalhes em Energetic Sigma Gold. Por dentro, há acabamentos em fibra de carbono na consola central, painel de instrumentos, forro das portas e aplicações em alcantara preta e couro italiano preto nos bancos. Existem ainda apontamentos em dourado em diferentes zonas, um volante exclusivo com detalhes em fibra de carbono, fundo plano e revestido a alcantara.

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