Combustíveis estão a ser vendidos com novos símbolos. Já reparou?

Nos postos de abastecimento, os combustíveis têm agora novos símbolos, os quais serão iguais em toda a Europa.

Entrou em vigor a norma que obriga os postos de abastecimento a adotar novos símbolos para os combustíveis, a par da atual designação de gasóleo, gasolina 95 e gasolina 98.

A medida pretende uniformizar designações no contexto europeu, destinando-se a facilitar a vida dos consumidores que viajam e abastecem em diferentes países.

Nesse sentido, os símbolos que têm de identificar os carburantes passarão a ser iguais em toda a União Europeia, bem como na Islândia, Lichtenstein, Noruega, República da Macedónia, Suíça e Turquia.

De resto, esta informação vai passar a estar, igual modo, presente nos veículos recém-produzidos (a partir de 12 de outubro de 2018), junto da tampa de acesso/tampão do reservatório e do manual do proprietário do veículo.

Esta novidade decorre da publicação da NP EN 16942:2017, que permite o cumprimento dos objetivos que constam do Art.º 7º da Diretiva 2014/94 /EU do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia

“Os novos símbolos serão ainda obrigatórios nos manuais e nas tampas de depósito de todos os veículos motorizados vendidos após 12 de outubro. Os carros já em circulação estão isentos. Os postos e os concessionários das marcas também ostentam os novos símbolos”, esclarece a associação de defesa do consumidor Deco.

Com a ajuda da Deco e da Apetro (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas), tome note da nova simbologia dos combustiveis:

Gasolina

A gasolina será representada por um círculo com a letra E e a respetiva percentagem de etanol

A gasolina será representada por um círculo com a letra E e a respetiva percentagem de etanol.
Exemplos:
E5: gasolina sem chumbo 95. O número 5 refere-se à presença de 5% de etanol nessa gasolina.
E10: gasolina sem chumbo 98. O número 10 é relativo aos 10% de etanol presentes nesse combustível.
Há ainda o E85, uma mistura com 85% de etanol, que não está presente nos postos de combustíveis portugueses, mas que se encontra, por exemplo, na Suécia.

Gasóleo

O quadrado é o novo símbolo do Diesel

O gasóleo será representado por um quadrado com a letra B, em representação do biodiesel.
Exemplos:
B7: gasóleo simples (o mais barato), onde o 7 se refere à presença de 7% de biodiesel.
B10: gasóleo mais caro. O número 10 representa os 10% de biodiesel.
Existe ainda o símbolo XTL, que será usado para referir o gasóleo parafínico ou Diesel sintético, indicando que não estamos perante um derivado do petróleo bruto. Nalguns países, os consumidores poderão encontrar ainda o gasóleo B20 e B30 (com 20% e 30% de biodiesel, respetivamente).

GPL

Os combustíveis a gás mantêm as iniciais que já conhecíamos

Os combustíveis a gás serão representados por um losango. Mantêm-se as iniciais já adotadas.
Exemplos:
H2: Hidrogénio.
CNG: Gás Natural Comprimido.
LPG: Gás de Petróleo Liquefeito.
LNG: Gás Natural Liquefeito.

Deixe uma resposta

*