Kia mostra novo Soul elétrico

Kia Soul EV View Gallery 3 photos

Mais potente e com mais autonomia, a terceira geração chega em meados de 2019.

A Kia mostrou o novo Soul no Salão de Los Angeles, nos EUA. O novo modelo, já na terceira geração, que estará disponível na Europa apenas no formato 100% elétrico, chegará ao mercado em meados do próximo ano. Além do visual renovado, traz nova tecnologia, atualizando o seu sistema propulsor, emprestado do e-Niro e do Kauai EV, o que lhe permite ser mais potente e ter mais autonomia.

Com 4,20 metros de comprimento, o novo Soul evolui esteticamente do modelo já conhecido: mantendo o formato quadrado mas retocou o aspeto da frente e da traseira, com destaque para a nova assinatura luminosa. A versão elétrica conta com detalhes aerodinâmicos adicionais, uma grelha e faróis LED com um desenho específico. Tal como no modelo antigo, conta com jantes aerodinâmicas de cinco raios com 17 polegadas e um bocal de carga integrado no para-choques dianteiro. O motor elétrico e o conjunto de baterias são os mesmos da versão de topo do e-Niro, ou seja, com 204 cv e baterias com 64 kWh de capacidade – sendo que o modelo atual tem 111 cv e bateria de 27 kWh. A Kia ainda não divulgou qual a autonomia do novo modelo. Contudo, extrapolando a partir do Kauai EV, é possível que o novo Soul EV deva aproximar-se de 482 km (WLTP) – quando o atual tem 212 km (NEDC).

Capaz de carregar em tomadas rápidas, o Soul EV conta com quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Eco+), patilhas no volante para controlar o nível de regeneração da travagem (existem três à escolha) e com um pedal do acelerador similar ao e-pedal do Nissan Leaf que permite acelerar e travar ao mesmo tempo. Há ainda um sistema que modifica o nível de retenção em função da proximidade do veículo da frente, o que permite uma desaceleração mais suave. Ao centro da consola central há um ecrã de 10,25 polegadas num sistema de infotainment compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som tem seis altifalantes e o comando da caixa é rotativo. Outra novidade no modelo sul-coreano é a incorporação de uma suspensão traseira multibraços.

Deixe um comentário

*