Novo Ginetta inspira-se nos protótipos de Le Mans

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Com chassis em carbono e um V8 de 600 cv, o supercarro estreará em Genebra na próxima semana.

Os britânicos da Ginetta mostraram um novo supercoupé que vão levar na próxima semana ao Salão de Genebra. Nessa altura será revelado o nome do novo modelo do fabricante de Leeds. O novo Ginetta, para já conhecido pelo nome de código BB6, adota uma configuração de motor central dianteiro, um V8 6.0 naturalmente aspirado desenvolvido internamente, construído em alumínio e bastante compacto, colocado num ângulo de 90 graus, com cárter seco, a debitar mais de 600 cv e 700 Nm. Funciona em conjunto com uma caixa sequencial de seis velocidades, desenvolvida pela própria Ginetta, com veio de transmissão em carbono, com um diferencial e uma embraiagem multidisco ligados diretamente ao motor, e patilhas no volante. A isso junta um kit aerodinâmico em carbono que contribui para gerar um nível significativo de “downforce” de 376 kg a 160 km/h. O chassis tubular é em fibra de carbono. O fabricante anuncia apenas 1150 kg na balança, numa distribuição de peso de 49/51 entre eixos. O resultado são apenas 545 cv/tonelada, apesar de contar com uma estrutura de segurança homologada pela FIA na categoria GT3 e de um chassis desportivo ajustável por suspensões de duplos triângulos sobrepostos push-rod em cada uma das quatro rodas. Possui pneus Michelin Pilot Sport 4 de dimensão 275/35ZR19 à frente e 305/30ZR20 atrás, com porcas centrais e discos de travão da Alcon. Este potencial concorrente de modelos da Ferrari, anuncia uma velocidade máxima de 322 km/h.

Com 4640 mm de comprimento, este supercarro é maior do que qualquer outro Ginetta de estrada. A bagageira tem 675 litros de capacidade. Por dentro, conta com aplicações em alcantara, fibra de carbono e alumínio, assim como bancos de competição. Apesar das aptidões para pista, traz ABS, controlo de tração, câmara de marcha-atrás, faróis automáticos, sensores de estacionamento, ar condicionado, espelhos aquecidos, sistema de carregamento do smartphone por indução, entre outras comodidades.

Aliás, o novo carro é inspirado pelos protótipos utilizados nos Ginetta LMP1. É bom não esquecer o que atual líder da marca é Lawrence Tomlinson, antigo vencedor de Le Mans (com um Panoz). Serão produzidas apenas 20 unidades – 12 delas já com dono – sendo que as primeiras entregas estão previstas para janeiro de 2020. Os preços rondarão os 500 mil euros.

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