Nissan revela edição especial GT-R 50th Anniversary

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Outra novidade do Salão de Nova Iorque é o renovado GT-R Nismo.

A Nissan decidiu comemorar meio século do GT-R (Gran Turismo Racer) – modelo originalmente lançado em 1969 como uma variante do Skyline (apenas vendido no Japão) e que subsiste apenas como GT-R desde 2007. O GT-R 50th Anniversary, que acaba de estrear ao grande público no Salão de Nova Iorque, nos EUA, tem inspiração retro. A edição especial surge pintada em esquemas de cores que remetem para modelos Skyline GT-R que competiram no campeonato Japan GP, incluindo este “Bayside Blue” (aqui combinado com riscas brancas), que não era utilizado desde o GT-R R34. Ao todo existem três esquemas bicolores à disposição, incluindo um branco com riscas vermelhas e prateado com riscas brancas. Por dentro, esta edição dispõe de decorações num cinzento especial, um novo volante, punho da caixa, forro do tejadilho em alcantara, palas específicas e novos bancos.

Tal como nos restantes GT-R do ano modelo 2020, esta edição especial continua a contar com os préstimos do motor 3.8 V6 biturbo com 570 cv, construído com base num processo artesanal. De acordo com o fabricante, há novos turbos que permitem uma melhor resposta a baixos regimes e melhor eficiência. A juntar a isso, a caixa de dupla embraiagem de seis velocidades também foi reconfigurada, contando sobretudo com um modo R (mais orientado para pista) a permitir passagens ainda mais “agressivas”. A Nissan modificou ainda o controlo eletrónico da suspensão de modo a melhorar o conforto do amortecimento e a estabilidade em curva. Por fim, há um novo silenciador em titânio com ponteiras de escape polidas pintadas de azul.

Além da edição especial, a Nissan apresentou uma renovada versão do GT-R Nismo, que utiliza o turbo do modelo de competição GT3, debitando 600 cv e 652 Nm de binário. Beneficia ainda das mesmas modificações ao nível da suspensão, transmissão e do modo R no GT-R convencional. O Nismo conta com modificações estéticas, com vários elementos em fibra de carbono (que permitem poupar 10,5 kg) e novos elementos aerodinâmicos sobretudo na secção dianteira, inspirados no GT-R GT3, que lhe permitem gerar mais “downforce”. O novo modelo traz novos travões carbocerâmicos da Brembo (com discos de 409 mm à frente e 389 mm atrás), jantes de 20 polegadas e novos pneus Dunlop, mais largos.

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