Mazda investe em novos motores de seis cilindros

Mazda Vision Coupé Concept View Gallery 2 photos

Nipónicos apostam numa nova geração de propulsores Diesel e gasolina de seis cilindros em linha “eletrificados” e de colocação longitudinal.

A Mazda anunciou que está a preparar uma nova plataforma e em novos motores de seis cilindros naturalmente aspirados que servirão para modelos do segmento D para cima. Durante a apresentação dos resultados financeiros, a marca nipónica revelou que prevê investir numa nova leva de propulsores de seis cilindros em linha, Diesel Skyactiv-D e gasolina Skyactiv-X (com tecnologia de compressão por ignição, previamente anunciada para um 2.0 de quatro cilindros a estrear nos próximos meses no Mazda 3), de colocação longitudinal, aptos a funcionar em conjunto com um sistema microhíbrido de 48V e híbrido plug-in. A versão a gasolina poderá variar entre 2.5 a 3.0 de cilindrada. Uma vez que a tecnologia Skyactiv é modular, a nova geração de motores de seis cilindros serão uma adaptação dos atuais de quatro cilindros. A base para tudo isto será uma nova plataforma Large Architecture, que já permite versões totalmente elétricas.

Um dos candidatos para receber esta nova geração de motores e plataforma, a lanlar entre 2020 e 2025, será a próxima geração do Mazda 6 (na imagem o protótipo Vision Coupé Concept de 2017 – cujas linhas poderão inspirar a atual berlina de topo da marca nipónica) ou um modelo de caraterísticas similares, e o próximo CX-5, que passarão a contar com uma configuração de tração traseira de série (com possibilidade de tração integral). Outro dos eleitos poderá ser um tão ambicionado desportivo de referência, que se posicionará acima do MX-5. O objetivo será aproximar a Mazda dos emblemas premium europeus.

Na apresentação da marca é possível ver que está igualmente prevista uma plataforma mais pequena, Small Architecture, que servirá de base a compactos e subcompactos, também apta à “eletrificação”.

Deixe um comentário

*