Renault Mégane RS Trophy-R é 130 kg mais leve

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Sucessor espiritual do R26.R tem 300 cv e suspensão com afinação de competição.

A Renault Sport revelou todas as especificações do novo Mégane RS Trophy-R. Com 1306 kg, o novo recordista da volta ao mais rápida ao circuito de Nürburgring em modelos de tração dianteira é 130 kg mais leve face ao Trophy normal, recorre a uma suspensão com afinação de competição, 16 mm mais baixa, com amortecedores ajustáveis da Öhlins, e prescinde do sistema de quatro rodas direcionais.

Contribuindo decisivamente para a “dieta” está o facto de o Trophy R deixar de parte a segunda fila de bancos, o que lhe permite poupar 25,3 kg. O piso mais leve possibilitou retirar 1,3 kg. Os bancos da frente da Sabelt, de peça única e feitos em material compósito, que pesam apenas 7 kg cada. O sistema de infotainment (sempre obrigatório) tem um ecrã de apenas 7 polegadas (em vez de 8,7”), poupando assim 225 gramas. O Trophy-R dispõe de vidros mais finos na dianteira e nas laterias, que retiram 1 kg ao peso total. O capot de compósito de carbono pesa apenas 8 kg e a Renault incluiu um difusor traseiro totalmente feito em fibra de carbono. O escape Akrapovic possibilita poupar mais 6 kg. A retirada da escova limpa para-brisas traseira retira mais 3 kg. A bateria mais pequena é 4,5 kg mais leve e cada uma das jantes em carbono pesa menos 4 kg. Outra das modificações importantes deste Mégane RS Trophy-R agora desvendadas prende-se com as rodas da frente posicionadas num ângulo negativo de 2,05 graus, o que significa que o diferencial autoblocante de tipo Torsen, incluído de série, pode ser mais eficaz em curvas mais rápidas. Atrás, desaparece o sistema 4Control de quatro rodas direcionais, devido à supracitada nova afinação do eixo dianteiro. Segundo o fabricante francês, esta nova configuração permite uma agilidade superior da traseira em comparação com o Trophy normal, mais que não fosse por permitir poupar 32 kg.

Este novo R acrescenta à equação novos travões dianteiros carbocerâmicos opcionais da Brembo com discos de 390 mm à frente. As pinças de travão da frente passam de 40 para 42 mm, sendo que no caso dos carbocerêmicos crescem para 44 mm. Em termos aerodinâmicos acrescenta entradas de ar em preto no capot e permite melhor circulação do ar debaixo do carro. Os faróis R.S. Vision foram substituídos por entradas de ar adicionais. Atrás, há um spoiler maior e uma ponteira de escape central em titânio da Akrapovic. Visualmente, o modelo francês dispõe de uma pintura em branco “madre pérola”, detalhes em vermelho na dianteira e nas portas traseiras e jantes de 19 polegadas. Os pneus são uns Bridgestone Potenza S007 exclusivos da Renault Sport.

O novo modelo conta com um motor 1.8 de quatro cilindros turbo a debitar 300 cv (menos 20 cv e menos 145 kg do que o Honda Civic Type R, o antigo recordista no “Inferno Verde”) e 400 Nm, a funcionar em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades (mais leve face à de dupla embraiagem EDC de sete), o que lhe permite anunciar 0-100 km/h em 5,4 segundos (0,3 seg. mais lesto face ao Trophy normal). A Renault Sport anunciou que apenas produzirá 500 unidades deste Trophy R (28 das quais com volante à direita). O preço ainda não foi divulgado. As primeiras entregas estão previstas para outubro.

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