Donkervoort especial supera 2G de aceleração lateral

Donkervoort D8 GTO-JD70 View Gallery 7 photos

Edição comemorativa dos 70 anos do fundador da marca holandesa traz motor Audi RS com 420 cv.

Especialista em construir carros desportivos construídos à mão e ultraleves, a Donkervoort resolveu comemorar os 70 anos de idade do fundador da marca, Joop Donkervoort, com uma edição limitada 70 unidades. Os preços começam nos 164 mil euros, antes de impostos, e as primeiras entregas começam na próxima primavera. O modelo chama-se D8 GTO-JD70 e é uma evolução do D8 GTO (o seu atual topo de gama). Este modelo especial conta com 95% da carroçaria feita em fibra de carbono, tem 80 kg de “downforce” adicional na traseira e 50 kg na dianteira face aos seus antecessores, o que lhe permite atingir mais de 2G de aceleração lateral – o mesmo valor do McLaren Senna -, mesmo com uns pneus “semi-slick” de série e na sua versão base. Em desaceleração anuncia 1.65 G.

O motor deste modelo open-top é o mesmo 2.5 de cinco cilindros em linha turbo de origem Audi do D8 GTO com 420 cv e 520 Nm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades e com um novo diferencial autoblocante. Entre os “upgrades” destaque ainda para um novo catalisador e um novo software “rev-matching”, de reduções de velocidades sem interrupções, desenvolvido em conjunto com a Bosch. Este Donkervoort traz uma suspensão com afinação mais rígida com barras anti-aproximação ajustáveis em cada canto, amortecedores com três níveis e um controlo de tração com três modos. Nota ainda para uma bateria nova (7 kg mais leve) e para bancos em fibra de carbono. Ao nível aerodinâmico, realce para o “nariz” redesenhado e novas jantes. Este D8 GTO-JD70 pesa 700 kg, ou 695 kg na edição Bare Naked Carbon.

As prestações deste modelo especial ainda não foram reveladas, mas o mais provável é que superem os 2,8 segundos de 0 a 100 km/h e 269 km/h de velocidade máxima do modelo convencional.

Deixe um comentário

*