Renault revela versões híbridas do Clio e do Captur

Renault Captur e Clio E-Tech View Gallery 13 photos

O utilitário será um “mild hybrid” de 140 cv e o crossover um plug-in de 160 cv com 50 km de autonomia em modo elétrico.

A Renault apresentou versões híbridas plug-in do Clio e do Captur, que têm lançamento previsto até ao final do presente ano. Os modelos recebem a designação “E-TECH” e vão ser apresentados ao público no Salão de Bruxelas que estará aberto ao grande público entre os dias 10 e 19 de janeiro na Bélgica. Apesar de partilharem grande parte dos componentes, os modelos utilizarão sistemas híbridos ligeiramente diferentes.

Ambos possuirão um motor de 1.6 de quatro cilindros a gasolina naturalmente aspirado (de origem Nissan) acoplado a um inovador sistema híbrido que funciona com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades sem embraiagem. Um dos motores elétricos é do tipo HSG (High-Voltage Starter Generator) e serve como motor de arranque e gerador, o outro motor elétrico é apresentado pela marca francesa como um “poderoso e-motor” e será utilizado para circular em modo 100% elétrico.

No caso do Clio E-TECH, o sistema funcionará como num híbrido convencional fazendo uso da travagem regenerativa para carregar a bateria de 1.2 kWh (230V). A utilização dessa bateria permitirá ao modelo dispor de 140 cv de potência e circular, segundo a marca, 80% do tempo em modo elétrico dentro das cidades, tudo isto com um aumento de apenas 10 kg no peso total. No que se refere ao Captur E-TECH plug-in, o sistema funcionará de uma forma semelhante ao Clio acrescentando a possibilidade de se carregar diretamente na tomada a bateria de maiores dimensões com 9.8 kWh (400V). Isto traduz-se em 160 cv de potência e a capacidade de circular em modo completamente elétrico ao longo de 50 km com a velocidade máxima limitada aos 135 km/h. Estes modelos da gama E-TECH beneficiam ainda de mais equipamento comparativamente com outras versões e pormenores exclusivos, entre os quais os emblemas no exterior e o sistema de infotainment como grafismo e menus específicos.

O Mégane será o próximo modelo a receber o selo E-TECH para uma versão híbrida plug-in. O grupo Renault prevê lançar oito modelos completamente elétricos e 12 modelos híbridos até 2022.

Deixe um comentário

*