Renault estreia elétrico com carroçaria expansível

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Protótipo Morphoz projeta próximos modelos “zero emissões” da marca francesa, permitindo também encaixar uma bateria suplementar para viagens longas.

A Renault apresentou o Morphoz concept, que antecipa uma vaga de novos modelos elétricos da marca francesa. Trata-se de uma visão futurista de mobilidade elétrica a partir de 2025, segundo a Renault. Além de incorporar uma nova linguagem visual intitulada “Life Flower”, com elementos que serão incluídos brevemente em modelos de produção, o estudo estreia uma nova plataforma modular desenvolvida pela aliança Renault-Nissan, a CMF-EV, específica para modelos elétricos, que permite várias configurações de potência, capacidade e autonomia. A grande novidade do Morphoz é, no entanto, o facto de ter uma carroçaria de tipo “harmónio”, que cresce à frente e atrás. Esta solução permite aumentar o espaço na mala e nos lugares posteriores, assim como permite abrir um compartimento na dianteira para encaixar um pack de baterias adicional.

O conceito do Morphoz é de um modelo polivalente, que na versão normal, que recebeu a designação City, tem 4,40 metros de comprimento e 2,73 m de distância entre eixos, encaixando de série um pack de baterias de 40 kWh de capacidade. Na versão expandida, Travel, ideal para viagens longas, o concept cresce para 4,80 m de comprimento e a distância entre eixos para 2,93 m, sendo possível encaixar um pack de baterias adicional de 50 kWh (para um total de 90 kWh – numa autonomia estimada a rondar os 700 km).

O interior do Morphoz é um verdadeiro laboratório de soluções para futuros modelos de produção. O modelo com portas de abertura suicida tem capacidade para quatro ocupantes, com um painel de instrumentos e volante retráteis, banco do passageiro reversível e bancos traseiros deslizantes. Além disso, este concept já está preparado para condução autónoma de nível 3.

Fomos a Paris conhecer ao vivo o protótipo Morphoz e contamos-lhe mais na autoDRIVE #30.

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