Aston Martin estreia V12 Speedster com 700 cv

Aston Martin V12 Speedster View Gallery 16 photos

Limitado a 88 unidades, novo “open top” inspirado no universo dos aviões-caça e carroçaria em fibra de carbono começa nos 900 mil euros.

A Aston Martin apresentou o V12 Speedster, um modelo feito de raiz com assinatura da divisão de personalização Q. Com um visual inspirado no DBR1 que venceu em Le Mans em 1959, no CC100 Speedster concept de 2013 e no universo dos aviões-caça, o V12 Speedster é um “open top” bilugar com carroçaria em fibra de carbono que foi desenvolvido a partir de uma plataforma em alumínio que combina elementos do DBS Superleggera e do Vantage. Tal como estes dois modelos mais antigos, o novo V12 Speedster possui uma suspensão dianteira de triângulos sobrepostos e traseira com configuração multibraços, acrescentando amortecimento adaptativo (com três níveis de nivelamento). As jantes são de 21 polegadas e com porca central e medida 410 mm à frente e 360 mm atrás, juntando de série travões carbocerâmicos. Sendo um speedster, não tem tejadilho nem para-brisas. O exterior surge pintado na cor Skyfall Silver com dupla ponteira de escape em preto acetinado ao centro do para-choques traseiro.

Tal como o nome denuncia, debaixo do capot ventilado está um motor V12 5.2 biturbo com 700 cv (menos 25 cv face ao DBS Superleggera) e 753 Nm, acoplado a uma caixa automática da ZF e com um diferencial autoblocante. Ainda assim, anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos (0,1 seg. mais rápido face ao DBS Volante) e uma velocidade limitada a 300 km/h.

Não é só por fora que este V12 Speedster surpreende, pois por dentro surge com vários elementos em fibra de carbono, com destaque para a consola que separa o condutor do passageiro. Num interior onde predomina o contraste entre preto e vermelho no forro das portas, nota ainda para os apontamentos em couro, cromados, em alumínio e borracha impressa em 3D aplicados manualmente. De modo a conferir a esta nova criação um “feeling” mais “old school”, os engenheiros da Aston Martin prescindiram do porta-luvas, apostando em vez disso numa mala em couro amovível. O exemplar agora apresentado surge decorado com uma das opções disponíveis entre os vários detalhes personalizáveis, remetendo para o avião a jato McDonnell Douglas F/A-18 Hornet.

O Aston Martin V12 Speedster, potencial concorrente do McLaren Elva e do Ferrari Monza, tem uma produção limitada a 88 unidades e preços a arrancarem nos 900 mil euros. As primeiras entregas arrancam na primeira metade de 2021.

Deixe um comentário

*