Lancia Ypsilon ganha opção híbrida

Lancia Ypsilon Hybrid View Gallery 4 photos

Citadino atualmente disponível em exclusivo no mercado italiano herda o mesmo sistema “mild hybrid” dos Fiat 500 e Panda.

A Lancia anunciou a aposta no Ypsilon Hybrid, que já está disponível no mercado italiano (o único onde o modelo ainda é comercializado) com um preço base de 14.450 euros. Trata-se do mesmo sistema “mild hybrid” dos Fiat Panda e 500 (que estarão disponíveis em Portugal a partir de março, mas que sobre os quais já pode ler o New Drive na autoDRIVE #30) – sendo que este último que partilha a plataforma com o Ypsilon – com base num motor 1.0 FireFly de três cilindros atmosférico a debitar 70 cv e 92 Nm, a funcionar em conjunto com um motor elétrico (alimentado por uma pequena bateria de iões de lítio) e um sistema BSG de 12V. Este sistema permite recuperar energia durante as desacelerações e travagens, que fica armazenada na bateria. Essa energia é utilizada para assistir na aceleração do motor a combustão e no sistema start/stop. Segundo o fabricante italiano, o Ypsilon Hybrid permite reduzir os consumos e emissões de CO2 em cerca de 20% comparativamente com o modelo convencional com motor 1.2. Anuncia 0-100 km/h em 14,2 segundos e uma velocidade máxima de 163 km/h.

O site italiano da Lancia mostra que este Ypsilon Hybrid está disponível apenas em tons de dourado ou prateado. O Ypsilon Hybrid conta com comandos do rádio no volante, ar condicionado manual, jantes de 15 polegadas em preto mate e banco traseiro bipartido. Visualmente, esta versão distingue-se apenas pelo dístico Hybrid na traseira e no interior por um painel de instrumentos com menus específicos para o sistema híbrido.

Doravante, a gama do citadino produzido na Polónia (na mesma fábrica do 500 térmico – que continuará a coexistir em catálogo com o novo 500 elétrico) será formada pelo híbrido, bifuel gasolina/GPL e bifuel gasolina/gás natural (estes dois últimos com base no motor 0.9). Isto significa que, para já, o modelo apenas a gasolina sai da lista de opções.

Deixe uma resposta

*