Mazda anuncia modelo competição com motor rotativo

Mazda RX-Vision GT3 View Gallery 4 photos

Com 570 cv, o RX-Vision GT3 estará disponível num conhecido jogo de consolas a partir de maio.

A Mazda resolveu fazer uma versão de corridas de um dos protótipos que mais deu que falar nos últimos anos: o RX-Vision, originalmente apresentado em 2015. O construtor nipónico elaborou uma versão GT3 que estará disponível a partir de 25 maio na próxima atualização do jogo Gran Turismo Sport da consola Playstation 4. Este modelo virtual, eleito pela Mazda para a World Tour e-sports, cumpre as regras da FIA para campeonatos virtuais, acrescentando um kit aerodinâmico digno de um GT3 real, com as vias alargada, um novo lábio dianteiro sobredimensionado, uma asa traseira proeminente e um difusor que contribui para gerar mais “downforce”. Como se isso não bastasse o modelo de corridas nipónico recebeu uma nova suspensão e várias medidas com vista à redução de peso, com a utilização de elementos em fibra de carbono. O RX-Vision GT3 Concept foi criado por Ikuo Maeda, o responsável máximo de design da marca japonesa, igualmente autor do RX-Vision concept e do RX-8.

Apesar de não terem sido reveladas todas as especificações, sabe-se que este RX-Vision GT3 tem 1250 kg e 570 cv debitados de um motor Wankel, o que lhe permite beneficiar de uma relação peso/potência de 456 cv/tonelada. A sua distribuição de peso é de 48:52. O “redline” do motor é atingido às 8000 rpm. Com efeito, este é um regresso virtual da Mazda aos motores rotativos, desde o desaparecimento do RX-8. A marca japonesa já utiliza atualmente essa tecnologia Wankel como extensor de autonomia num modelo híbrido disponível apenas no mercado chinês. A Mazda acredita que o aumento da procura destes modelos poderá ajudar a financiar o desenvolvimento de um novo motor rotativo de grande capacidade.

Além do RX-Vision GT3 Concept, a Mazda assinou uma parceria com a Polyphony Digital, a autora do jogo, tornando-se parceira do Gran Turismo Sport a partir de 2020 e com vista ao desenvolvimento de novos carros virtuais.

Deixe um comentário

*